Abu Dhabi (Emirados Árabes) - A temporada de 2021 começou para a bielorrussa Aryna Sabalenka como terminou a anterior: conquistando título. Nesta quarta-feira, ela chegou à sua 15ª vitória consecutiva, bateu a surpreendente russa Veronika Kudermetova na final do WTA 500 de Abu Dhabi com duplo 6/2 e levantou sua terceira taça seguida.
Campeã em Linz e Ostrava, na reta final do ano passado, a bielorrussa de 22 anos irá alcançar seu melhor ranking com a conquista em Abu Dhabi. Atual número 10 do mundo, ela ganhará três colocações e vai aparecer no sétimo lugar no próximo ranking, superando em dois lugares a marca mais alta até então.
Sabalenka foi agressiva na partida e terminou com 18 bolas vencedoras e 13 erros não forçados. Do outro lado, Kudermetova também conseguiu um bom número de winners, acertando 13 no decorrer do jogo, mas em contrapartida desperdiçou 24 pontos em erros não forçados e teve que se contentar com o vice em sua primeira final de WTA da carreira.
Beautifully placed drop shot ✨@SabalenkaA | #AbuDhabiWTA pic.twitter.com/bN6Bo8ODZR
— wta (@WTA) January 13, 2021
O jogo começou equilibrado e as quebras só começaram a acontecer no fim do primeiro set. Depois de cinco games em que as sacadoras confirmaram sua condição, Kudermetova teve o serviço ameaçado no sexto e logo no primeiro break-point que enfrentou acabou se dando mal. Sabalenka continuou pressionando e voltou a quebrar a russa no oitavo e último game.
A segunda parcial foi mais movimentada em relação aos breaks, mas não mudou em relação ao domínio da bielorrussa. Com duas quebras a favor e uma contra nos quatro primeiros games, Sabalenka abriu 4/1 e depois ampliou a vantagem, chegando a marcar 5/1. Kudermetova devolveu um dos breaks, mas parou por aí e perdeu mais um saque para perder também o jogo.
15th consecutive win
— wta (@WTA) January 13, 2021
3rd title in a row
9th title overall 🏆@SabalenkaA defeats Kudermetova 6-2, 6-2 for the title!#AbuDhabiWTA pic.twitter.com/MX6Od7P3xZ