Notícias | Dia a dia
Sakkari elimina Muguruza e desafia favorita Kenin
10/01/2021 às 13h41

Sakkari não perdeu sets na semana e já tirou adversárias como Gauff e Muguruza

Foto: WTA

Abu Dhabi (Emirados Árabes) - A grega Maria Sakkari é até aqui a principal sensação do primeiro WTA 500 da temporada. Depois de eliminar com autoridade a adolescente Coco Gauff, a cabeça 9 passou neste domingo pela espanhola Garbiñe Muguruza, por 7/5 e 6/4, e está nas quartas de final.

Atual 22ª do ranking, Sakkari marcou assim sua 17ª vitória sobre uma top 20 e agora irá desafiar a favorita Sofia Kenin. A campeã do Australian Open de 2020 salvou um match-point no final do segundo set antes de passar pela cazaque Yulia Putintseva, parciais de 3/6. 7/6 (7-5) e 6/4. Kenin venceu os dois duelos contra Sakkari, embora ela não se cruzem desde o US Open de 2018.

Sem perder set em seus três jogos, Sakkari tomou a iniciativa diante de Muguruza e disparou 33 winners, incluindo 11 aces, e convertendo 3 dos 9 break-points que construiu. Muguruza anotou apenas cinco winners em toda a partida.

Svitolina escapa
Já a cabeça 2 Elina Svitolina esteve muito perto da derrota, tendo de evitar dois match-points. Ela não soube concretizar a vantagem de 6/2 e 2/0 que abriu diante da russa Ekaterina Alexandrova e desperdiçou chances. A número 33 do ranking ainda cedeu mais dois games de serviço à ucraniana, mas Svitolina não sustentou o serviço. Alexandrova ainda teve 2-4 atrás no tiebreak, até que por fim levou o set e aí ganhou mais confiança.

Mas haveria ainda muita emoção. Alexandrova sacou com 5/4 para ganhar, mas sentiu. Depois, liderou o tiebreak e teve dois match-points. No primeiro, Svitolina anotou um ace no centro; no outro, a russa errou backhand no meio da rede. A adversária da ucraniana será a também russa Veronika Kudermetova, que superou a espanhola Paula Badosa, por 6/4, 4/6 e 6/1.

Outras duas favoritas se saíram bem e farão duelo direto. A bielo-russa e cabeça 4 Aryna Sabalenka passou sem sustos pela tunisiana Ons Jabeur, 6/2 e 6/4, enquanto a cazaque Elena Rybakina superou a russa Daria Kasatkina por duplo 6/3.

A quarta vaga na semifinal estará entre a espanhola Sara Sorribes e a ucraniana Marta Kostyuk, depois que Sorribes ganhou da russa Anastasia Gasanova, 7/5 e 6/3, e Kostyuk arrasou a eslovaca Tamara Zidansek, 6/1 e 6/1. No sábado, Gasanova havia surpreendido a tcheca Karolina Pliskova.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva