Notícias | Dia a dia
Carla Suárez: 'Tênis me ajudou a enfrentar o câncer'
03/01/2021 às 15h00

Barcelona (Espanha) - A espanhola de 32 anos Carla Suárez Navarro segue firme no tratamento para o linfoma de Hodgkin. Diagnosticada em setembro com a doença, que se origina no sistema linfático, Suárez Navarro diz estar em ótimo estágio de recuperação. Ela já voltou a treinar e diz que o tênis a ajudou muito no tratamento do câncer.

"O tênis me ajudou a lidar com a doença", disse Suárez Navarro, em entrevista ao Diario Sport. "Provavelmente, por tudo que eu passei como atleta e mais ainda em um esporte individual, você aprende a superar os problemas sozinha. Acho que foi muito importante, porque agora estou passando por um momento ruim e, nesse sentido, o tênis me ajudou muito".

"Estou muito bem, respondendo muito bem ao tratamento e já na reta final. Estou muito feliz. Os médicos recomendam alguma atividade e o mais fácil para mim é jogar tênis, já que eu queria voltar ao circuito", acrescentou a ex-top 10 do ranking. "Os médicos me trataram muito bem desde o primeiro momento. Disseram-me que era bastante curável, deram-me muita esperança e muita confiança. Então, nunca desisti e nunca tive medo".

A temporada de 2020 deveria ter sido a última de Suárez Navarro. Mas a paralisação do circuito pela pandemia, o recente diagnóstico de câncer, e o esforço para o tratamento da doença despertaram na espanhola um desejo de retornar ao circuito. "Eu gostaria de me despedir em quadra e farei o meu melhor para que isso aconteça"

"Vai depender de quando terminará o tratamento e dos torneios que serão organizados em 2021, mas é algo que tenho em mente. Vou dar 100% para me recuperar não só para voltar ao tênis, mas para mim, para o dia a dia ser melhor", acrescenta a espanhola, que completa 33 anos em 2021.

Suárez Navarro também foi perguntada sobre os planos para depois de encerrar a carreira profissional. "Boa pergunta. Acho que mudaria muito pouco, ficaria tão tranquila quanto hoje, provavelmente não viajarei muito, mas continuarei curtindo o tênis à distância. Gostaria de constituir família e tenho outras coisas na cabeça que gostaria de fazer, mas obviamente não eram compatíveis com a vida de tenista".

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva