Notícias | Dia a dia
Osaka estrela a capa da prestigiada revista Vogue
12/12/2020 às 15h22

Japonesa se destacou por resultados em quadra e engajamento social

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - A japonesa Naomi Osaka segue colhendo os frutos de uma temporada em que destacou dentro e fora de quadra. Depois de ter sido escolhida como uma das cinco personalidades esportivas do ano pela revista norte-americana Sports Illustrated, ela também estampa a capa da Vogue, principal publicação de moda do mundo.

Atual campeã do US Open e terceira do ranking mundial, Osaka é a atleta mais bem paga do mundo no ano. Além disso, a jovem jogadora de 23 anos também se destacou por suas manifestações contra o racismo e por maior justiça social.

Osaka era muito tímida no início de sua carreira, mas aos poucos ela vai tendo uma voz mais ativa. "Eu sou negra e moro na Estados Unidos, e pessoalmente não achei que fosse tão difícil quando comecei a falar sobre coisas que estavam acontecendo aqui", disse Osaka, em entrevista à Vogue.

"Esse rótulo de tímida ficou comigo durante os altos e baixos da minha carreira. Mas acho que as pessoas que me viram crescer diriam que eu lido melhor com as situações e que sou mais capaz de me expressar", complementou a japonesa. Ela acredita que a paralisação do circuito por conta da pandemia possibilitou uma maior reflexão sobre os problemas sociais ao seu redor.

"Como tenistas, somos muito focadas no que acontece na quadra e achamos que nossa vida é determinada pelo fato de vencermos ou não uma partida", explica a vencedora de três Grand Slam. "Mas isso não é verdade. Acho que a pandemia me deu a chance de ir para o mundo real e fazer coisas que eu não teria feito se isso não tivesse acontecido".

Pioneira do tênis feminino profissional e uma das fundadoras da WTA, a ex-número 1 do mundo Billie Jean King enalteceu o engajamento social de Osaka. "Quando começamos a formar a WTA em 1970, queríamos que qualquer garota no mundo, não importando a cor de sua pele, tivesse um lugar para competir e ser admirada por suas realizações e não apenas por sua aparência. Além de tudo isso, Naomi está nos fazendo focar nos problemas que temos como nação. O que ela fez foi meu sonho para o esporte".

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva