Miami (EUA) - Em meio à indefinição sobre as condições de disputa do Australian Open, a WTA estuda mudar o calendário para o início de 2021. Segundo a agência Reuters, a ideia da entidade é iniciar a temporada no dia 4 de janeiro, como já era previsto, mas fora da Austrália. Só então as jogadoras viajariam a Melbourne para cumprir a quarentena antes do primeiro Grand Slam do ano.
Na última semana, ganhou força a possibilidade de adiar o início do Australian Open para 8 de fevereiro. Isso porque o país exige uma quarentena de 14 dias para todo mundo que chega do exterior e o governo da região de Victoria, onde fica Melbourne, só aceitará a chegada dos atletas estrangeiros a partir de 1º de janeiro. Com isso, vários torneios que aconteceriam no segundo mês do ano já procuram novas datas.
"Esperamos ter uma definição na próxima semana sobre a possibilidade de organizar alguns eventos na semana de 4 de janeiro para começar o ano", disse Steve Simon, CEO da WTA. O dirigente não ofereceu detalhes de onde o circuito pode começar. Nos últimos anos o calendário tem iniciado por Shenzhen, Brisbane e Auckland. Todavia, China e Nova Zelândia também têm medidas de saúde rígidas para chegadas internacionais, o que tornaria improvável realizar torneios nesses países já em janeiro.
"Obviamente, o Australian Open virá com um período de quarentena para a entrada no país. E isso cria desafios para o calendário do mês de janeiro", explicou Simon. Ele explica que a WTA estava trabalhando em conjunto com a Tennis Australia para definir um cronograma de competições. "Acho que estamos chegando em um a acordo e seremos capazes de começar o ano e, em seguida, fazer a transição para a Austrália e depois ter um ótimo ano".
São Petersburgo já busca nova data
Um dos torneios que já se manifestou a respeito de uma possível mudança de datas é o WTA 500 de São Petersburgo. Na última temporada, o evento russo em quadras duras e cobertas aconteceu entre os dias 10 e 16 de fevereiro.
Agora, aguarda a definição do calendário para definir as datas de disputa da próxima edição. "Queridos fãs! Anunciaremos as datas da edição 2021 do WTA 500 de São Petersburgo após o dia 15 de dezembro", declarou a organização do evento por meio das redes sociais.
Dear Friends! We will announce the dates of WTA500 St.Petersburg Ladies Trophy 2021 after December 15th. #spblt2021 #formulatx #wta #wta500 pic.twitter.com/1jMoSdvLnB
— Formula TX (@Formula_TX) December 2, 2020