Notícias | Dia a dia
Menezes se despede nas oitavas em Campinas
03/12/2020 às 17h27

Menezes termina a temporada com dez vitórias e dez derrotas em challengers

Foto: João Pires/Fotojump

Campinas (SP) - A temporada de João Menezes chegou ao fim nesta quinta-feira com a eliminação nas oitavas de final do challenger de Campinas. O mineiro de 23 anos e 196º do ranking perdeu para o cazaque Dmitry Popko, 172º colocado e cabeça 8 do torneio, com parciais de 6/2 e 7/5 em 1h37 de partida em quadra de saibro na Sociedade Hípica.

Em 2020, Menezes conseguiu dez vitórias e dez derrotas em torneios de nível challenger, com destaque para a recente semifinal em São Paulo e outras duas campanhas até as quartas. Ele também tentou os qualis do Australian Open e de Roland Garros, chegando a vencer uma partida em Paris.

Com a eliminação de João Menezes, o tênis brasileiro tem apenas um representante nas quartas de final do torneio. O paulista Felipe Meligeni Alves, que é natural de Campinas e vive a melhor fase da carreira, enfrentará o chileno Alejandro Tabilo na próxima rodada do torneio. Popko, por sua vez, espera pelo vencedor entre o colombiano Daniel Elahi Galan e o argentino Sebastian Baez.

Veja como foi a derrota de Menezes nesta quinta-feira

Mesmo com 70% de primeiros serviços em quadra no set inicial, Menezes foi bastante ameaçado pelo adversário. Um dos motivos foi seu baixo aproveitamento com o segundo saque, vencendo somente um ponto em oito possíveis e cometendo três duplas-faltas. Com isso, Popko criou quatro chances de quebra e aproveitou duas. O cazaque foi muito firme em seu serviço, ao ceder apenas seis pontos e não enfrentar break points.

Houve uma troca de quebras na abertura do segundo set, e isso se repetiu entre o quinto e o sexto game da parcial. Com o placar empatado por 3/3, Menezes escapou de dois break points antes de passar à frente no placar. O mineiro ainda ficaria a um game de fechar o set, quando vencia por 5/4, mas logo depois Popko fez oito pontos seguidos e virou para 6/5. Sacando para o jogo, o cazaque foi consistente e contou com erros do atleta da casa para definir a vitória.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva