Notícias | Dia a dia
Monteiro, Wild, Menezes e Clezar jogam em Campinas
24/11/2020 às 09h03

Thiago Monteiro, 84º do mundo, encabeça lista de inscritos.

Foto: João Pires/Fotojump

Campinas (SP) – O Campeonato Internacional de Tênis completa 10 anos em 2020 e contará com os melhores jogadores do país no ranking mundial: Thiago Monteiro, Thiago Wild, João Menezes e Guilherme Clezar. O evento será disputado mais uma vez nas quadras de saibro da Sociedade Hípica de Campinas, entre 28 de novembro e 6 de dezembro.

“Realizar um torneio no Brasil por 10 anos consecutivos é realmente muito significativo para nós”, destaca Nelson Aerts, presidente do Instituto Sports. “Construímos uma história com esse torneio, que sempre foi prestigiado por grandes talentos do tênis internacional e pelos melhores tenistas do Brasil. Vamos escrever mais um capítulo nesta edição e será uma grande oportunidade para os brasileiros no circuito mundial em um ano tão atípico no esporte.”

Atual número 84 no ranking mundial, o cearense Monteiro encabeça a lista de inscritos, seguido pelo também top 100 Federico Coria (91º), da Argentina. Wild (115º), Menezes (204º) e Clezar (268º), único brasileiro a faturar o título, em 2013, concentram as esperanças nacionais. Entre os estrangeiros, destaque para os argentinos, com oito representantes, entre eles o campeão de 2016, Facundo Bagnis, e o atual vice-campeão, Juan Pablo Ficovich. Juan Pablo Varillas, que fez a festa na edição passada depois de 11 anos sem um título do Peru no circuito, tentará o bicampeonato em Campinas. A organização ainda anunciará três wild cards nesta semana.

O Campeonato Internacional de Tênis integra a série Challenger 80 do circuito mundial, que dá 80 pontos ao campeão no ranking da ATP, além de distribuir premiação de US$ 52.080, o equivalente a R$ 283 mil. Durante toda a semana, duas quadras terão transmissão online pelo live stream da ATP. O canal BandSports irá mostrar ao vivo as semifinais de simples e a decisão de duplas, no sábado, assim como a final de simples, no domingo.

PROTOCOLO CONTRA A COVID-19

Evitar a contaminação pelo novo coronavírus será o principal compromisso da organização do ATP Challenger de Campinas. A entrada não será aberta ao público em geral e o protocolo completo pode ser consultado no site do Instituto Sports.

“Os tenistas passarão por três testes de RT-PCR durante a semana e nosso staff também será testado. Teremos aferição diária de temperatura e totens com álcool em gel espalhados pela Hípica, o uso de máscara é obrigatório e estaremos atentos no combate à covid-19 para que todos no evento se sintam seguros”, afirma Nelson Aerts.

HISTÓRIA E CAMPEÕES

Em nove edições, atletas de 26 países disputaram as chaves principais na Sociedade Hípica de Campinas e não houve nenhum bicampeão em simples. A Argentina sempre teve ao menos um representante na final e, nos seis primeiros anos, o gaúcho Guilherme Clezar foi o único a quebrar a hegemonia argentina ao ser campeão em 2013. Maximo Gonzalez, Guido Pella, Diego Schwartzman, Facundo Arguello e Facundo Bagnis foram os campeões argentinos. As últimas edições ficaram com o peruano Juan Pablo Varillas, o chileno Cristian Garin e o português Gastão Elias.

Entre os campeões, Schwartzman, Garin e Pella posteriormente também conquistaram ATPs e entraram no top 20 do ranking mundial. Schwartzman, que em Campinas triunfou em 2014 e ficou com o vice no ano seguinte, foi um dos destaques do circuito em 2020. Ele derrotou o espanhol Rafael Nadal na campanha até a final do Masters 1000 de Roma, fez semifinal em Roland Garros e conquistou uma vaga no ATP Finals pela primeira vez, fechando o ano no top 10.

LISTA DE INSCRITOS – CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TÊNIS

Thiago Monteiro (BRA)
Federico Coria (ARG)
Roberto Carballes Baena (ESP)
Thiago Seyboth Wild (BRA)
Facundo Bagnis (ARG)
Daniel Elahi Galan (COL)
Mohamed Safwat (EGI)
Juan Pablo Varillas (PER)
Emilio Gomez (EQU)
Guido Andreozzi (ARG)
Alejandro Tabilo (CHI)
Dmitry Popko (CAZ)
Francisco Cerundolo (ARG)
João Menezes (BRA)
Juan Pablo Ficovich (ARG)
Renzo Olivo (ARG)
Facundo Mena (ARG)
Tomas Martin Etcheverry (ARG)
Pedja Krstin (SER)
Guilherme Clezar (BRA)
Teymuraz Gabashvili (RUS)
Marcelo Tomas Barrios Vera (CHI)
Chun-hsin Tseng (TPE)

QUADRO DE CAMPEÕES – ATP CHALLENGER DE CAMPINAS

2019: Juan Pablo Varillas (PER)
2018: Cristian Garin (CHI)
2017: Gastão Elias (POR)
2016: Facundo Bagnis (ARG)
2015: Facundo Arguello (ARG)
2014: Diego Schwartzman (ARG)
2013: Guilherme Clezar (BRA)
2012: Guido Pella (ARG)
2011: Maximo Gonzalez (ARG)

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva