Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Melzer e Vasselin salvam match point e vão à final
21/11/2020 às 17h31

Londres (Inglaterra) - Pela segunda vez neste ATP Finals, o austríaco Jurgen Melzer e o francês Edouard Roger-Vasselin escaparam de uma derrota e conseguiram sobreviver na competição. Depois de salvarem cinco match points contra John Peers e Michael Venus ainda na fase grupos, Melzer e Vasselin garantiram vaga na final do torneio com outra vitória sofrida. Eles salvaram um match point no jogo contra o norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury e venceram por 6/7 (4-7), 6/3 e 11-9.

Melzer e Vasselin foram a última dupla a garantir vaga no Finals, depois de chegarem à final do ATP 250 de Sófia. Já em Londres, ficaram em primeiro lugar no Grupo Bob Bryan, com duas vitórias e uma derrota. A única dupla que conseguiu vencê-los nesta edição do Finals até aqui é a de Bruno Soares e Mate Pavic. Com o resultado da semifinal, aliás, Soares e Pavic são a dupla número 1 da temporada.

Veterano de 39 anos e ex-top 10 de simples, Melzer já foi número 6 do mundo em duplas e é o atual 28º colocado. O austríaco tem 17 títulos na modalidade, inclusive um US Open ao lado de Philipp Petzschner em 2011 e busca uma conquista inédita no Finals. Já Roger-Vasselin estrá com 36 anos e é o atual 17º colocado. Ele também tem um título de Grand Slam, Roland Garros em 2014 com Julien Benneteau e também pode conquistar o Finals pela primeira vez.

Os adversários de Melzer e Vasselin na final deste domingo serão o holandês Wesley Koolhof e o croata Nikola Mektic, que mais cedo venceram o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos por 6/3 e 6/4. Finalistas do US Open e semifinalistas de Roland Garros, Koolhof e Mektic nunca conquistaram um título jogando juntos. 

O set inicial teve uma quebra para cada lado. Ram e Salisbury foram superiores no tiebreak ao vencerem cinco dos últimos sete pontos disputados. No segundo set, o britânico e o norte-americano abriram 2/0, mas Melzer e Vasselin reagiram e venceram quatro games seguidos para empatar a partida. No match tiebreak, Ram e Salisbury chegaram a liderar por 7-1, perderam sete pontos seguidos, mas viraram para 9-8. Melzer e Vasselin salvaram o match point e venceram os dois pontos seguintes para fechar a partida.

Comentários