Londres (Inglaterra) - Já com a vaga garantida nas semifinais, o austríaco Dominic Thiem não mostrou o mesmo tênis vigoroso de suas duas primeiras partidas no ATP Finals e acabou sofrendo a primeira derrota. O algoz foi o russo Andrey Rublev, que estava em situação oposta, com duas derrotas e já eliminado da competição.
Rublev foi praticamente mais consistente do começo ao fim e acabou sendo coroado com uma vitória em sets diretos, conquistada com o placar final de 6/2 e 7/5, após 1h14 de confronto. Embora vá se despedir do torneio, com o triunfo desta quinta-feira, o russo garante 200 pontos no ranking e uma premiação extra de US$ 153 dada para cada vitória conquistada na fase de grupos.
Do outro lado, o único problema de Thiem com a derrota é a disputa pela vice-liderança do ranking, deixando de somar pontos importantes. Em contrapartida, o austríaco não sofrerá nenhum prejuízo além desse, uma vez que não apenas seguirá para as semifinais, como também será o líder do Grupo Londres 2020.
RIP this tennis ball 😳
— Tennis TV (@TennisTV) November 19, 2020
Enormous 25-shot rally between Rublev & Thiem!#NittoATPFinals pic.twitter.com/8OFuShUoys
A partida começou com o russo em um excelente ritmo, conseguindo duas quebras seguidas e abrindo 4/0 logo de cara. A ótima vantagem obtida por Rublev no começo lhe deu tranquilidade para apenas precisar administrar o placar. Com 84% de aproveitamento nos pontos disputados nos seus serviços, não foi difícil para que ele seguisse na frente até fechar o primeiro set.
Na segunda parcial mais uma vez Rublev saiu na frente e marcou 3/1. Só que desta vez Thiem esboçou uma recuperação, devolvendo o break no oitavo game. Depois de encarar um pequeno momento de dificuldade, o russo se restabeleceu e foi para cima do rival, bateu o saque do austríaco uma vez mais, no 11º game, e na sequência selou a vitória.
🏆 5 ATP Titles
— ATP Tour (@atptour) November 19, 2020
📈 Career-high ranking
🇬🇧 First #NittoATPFinals win
Well played, @AndreyRublev97 🙌
🎥: @TennisTV
pic.twitter.com/K0RZCGC4zp