Brisbane (Austrália) - Em meio às incertezas sobre o início da temporada de 2021 do circuito profissional, os organizadores dos torneios de Brisbane, Adelaide e Hobart já se anteciparam ao afirmar que só voltam ao calendário em 2022. Isso porque a Tennis Australia pretende concentrar em Melbourne todas as competições preparatórias para o Australian Open do próximo ano.
"É com muita tristeza que anunciamos que o torneio de Brisbane não acontecerá em Queensland em 2021. Todos os eventos preparatórios para o Australian Open serão realizados em Victoria para garantir que todas as jogadoras possam competir com segurança e se preparar para o Grand Slam. Até 2022!", diz o comunicado divulgado pelos organizadores do evento nas redes sociais.
+ Governo veta tenistas na Austrália em dezembro
+ Australianos divergem sobre definição dos torneios
+ Melbourne pode concentrar torneios antes do AO
It is with great sadness we announce #BrisbaneTennis will not be taking place in Queensland in 2021. All lead in events to the Australian Open will be held in Victoria to ensure all players can safely compete in, and prepare for, the Grand Slam. See you in 2022! pic.twitter.com/82PIoRS8Tb
— #BrisbaneTennis (@BrisbaneTennis) November 15, 2020
Mark Handley, que é diretor do torneio da WTA e também da etapa de Brisbane na ATP Cup, afirmou que "os fãs de tênis em Queensland vão se sentir um pouco insatisfeitos com a decisão. Mas com os protocolos atuais da Covid-19, fazer todos os torneios apenas em Melbourne é a opção mais segura e viável para os jogadores".
Com um tom muito parecido, a direção do torneio de Adelaide, que recebe um ATP e um WTA, também anunciou que todos os eventos preparatórios para o Australian Open serão na região de Victoria. No entanto, afirmam também que tentam viabilizar um evento na cidade em outra época do ano. "Estamos trabalhando em outras oportunidades para receber o tênis internacional em Adelaide em 2021 e manteremos vocês atualizados conforme as informações estiverem disponíveis".
We are working through other opportunities to host international tennis in Adelaide in 2021 and will keep you updated as information becomes available. https://t.co/AoKqQRzio3 #AdelaideTennis
— Adelaide International (@AdelaideTennis) November 16, 2020
Quem também se manifestou foi Darren Sturgess, diretor do WTA de Hobart, que aconteceria na região da Tasmânia. "Infelizmente, devido aos muitos desafios logísticos criados pela pandemia, foi decidido que todos os torneios de tênis no verão australiano de 2021 serão disputados em Victoria", disse o dirigente.
"Isso significa que o Hobart International não irá adiante neste verão. Embora esta decisão não seja o que queríamos, as restrições em todos os estados e territórios tornam impossível para as jogadoras se prepararem adequadamente. Entendemos que esta é uma notícia decepcionante e esperamos que nossos eventos tenham um retorno tão esperado no verão de 2022".
An update for our valued #HobartTennis fans on the Summer of Tennis🎾👇https://t.co/MfoRC7l99j
— Hobart International (@HobartTennis) November 15, 2020