Notícias | Dia a dia
Bellucci vence mais uma e garante vaga nas quartas
12/11/2020 às 15h27

Bellucci segue sem perder para Gabashvili pelo circuito profissional

Foto: João Pires/Fotojump

* Atualizado às 17h45 com a definição do adversário das quartas de final

Cary (EUA) -
 A boa semana de Thomaz Bellucci no challenger de Cary teve continuidade nesta quinta-feira. Depois de ter passado por duas rodadas do quali e vencido uma batalha de 3h em sua estreia na chave principal, Bellucci garantiu vaga nas quartas de final do torneio norte-americano disputado em quadras duras. Ele venceu o russo Teymuraz Gabashvili, veterano de 35 anos e atualmente apenas no 276º lugar do ranking, por 6/3 e 7/6 (9-7).

Esta é apenas a segunda vez no ano que Bellucci chega às quartas de final de um torneio. Ele tenta repetir a boa campanha que fez no challenger de Cleveland, em fevereiro, quando foi semifinalista. Ex-número 21 do mundo e vencedor de quatro torneios da ATP, o experiente paulista de 32 anos é hoje o 297º do ranking.

A campanha até as quartas rende 15 pontos na ATP a Bellucci, que ainda recebe mais 4 por ter furado o quali. Ainda assim, tem um avanço muito pequeno no ranking e está ganhando oito posições. Seu próximo adversário é o indiano Prajnesh Gunneswaran, 146º do mundo, que venceu o ex-top 10 norte-americano Jack Sock por 6/7 (3-7), 6/2 e 7/6 (7-5). Uma vaga na semi rende 29 pontos no ranking.

O resultado desta quinta-feira também serviu para que Bellucci mantivesse sua invencibilidade nos confrontos contra Gabashvili. Ele já havia vencido todos os quatro duelos anteriores, sendo três em torneios da ATP entre 2010 e 2015 e mais um no challenger alemão de Braunschweig em 2016.

Jogo aconteceu em quadra coberta
Em virtude do mau tempo nesta quinta-feira, as partidas do torneio foram excepcionalmente transferidas para quadras cobertas. Por isso, não a ATP não disponibilizou estrutura de transmissão pela internet. Pelas estatísticas, é possível ver que Bellucci teve altos e baixos no primeiro set, mas foi mais consistente no segundo.

Durante o set inicial, o paulista colocou apenas 45% de primeiros serviços em quadra e acabou sofrendo duas quebras. No entanto, Bellucci também se aproveitou da instabilidade do adversário no saque e quebrou três vezes. Gabashvili venceu apenas 9 dos 24 pontos jogados em seus games de serviço.

O segundo set seguiu inteiramente sem quebras, sendo que Bellucci não enfrentou break points, mas perdeu cinco chances de quebrar o saque do russo. Mesmo com apenas 51% de primeiro serviço em quadra, Bellucci cedeu só dez pontos no saque. Durante o tiebreak, ele até perdeu um match point com uma dupla-falta, mas conseguiu consolidar a vitória pouco depois.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva