Notícias | Dia a dia
Saiba tudo sobre a disputa do ATP Finals deste ano
09/11/2020 às 14h19

Londres (Inglaterra) - Em sua despedida de Londres, o ATP Finals deste ano comemorará os 50 anos da competição homenageando as sedes da competição. O grupo que terá o número 1 do mundo Novak Djokovic receberá o nome de Tóquio 1970, onde aconteceu a primeira edição do evento. Já o grupo que contará com o número 2 do mundo Rafael Nadal será o Londres 2020.

Os oito participantes em simples foram definidos na semana passada, quando o argentino Diego Schwartzman ficou com a última vaga em aberto. Ele se juntou a um seleto grupo de tenistas que além dele próprio, de Djokovic e de Nadal tem também o austríaco Dominic Thiem, os russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev, o grego Stefanos Tsitsipas e o alemão Alexander Zverev.

Nas duplas ainda há uma indefinição sobre a última vaga, que está entre os britânicos Jamie Murray e Neal Skupski e a parceria do austríaco Jurgen Melzer com o francês Edouard Roger-Vasselin, que disputam a classificação nesta semana no ATP 250 de Sófia.

O sorteio das chaves acontecerá na próxima quinta-feira, dia 12 de novembro, e o início da competição será no dia 15 de novembro, domingo, com as primeiras quatro partidas. Se em simples o torneio irá homenagear os locais em que foi disputado, nas duplas as honrarias serão para os norte-americanos Bob e Mike Bryan, cada um dando nome a um dos grupos.

Neste ano a competição seguirá rígidos protocolos de segurança, com destaque para a ausência de público e juízes de linha, com o sistema eletrônico fazendo a marcação das bolas. Os participantes terão que ficar dentro de uma restrita bolha e passarão por exames PCR antes da competição, sendo liberados apenas se testarem negativo. Contudo, durante o evento não serão realizados novos testes, exceto se houver sintomas da Covid-19.

Como funciona o sorteio

Os dois mais bem colocados, tanto em simples como em duplas, automaticamente encabeçam um dos grupos e os outros seis são sorteados na sequência de forma dirigida para não haver desequilíbrio entre as chaves, ou seja, os nomes são sorteados em grupos: primeiro 3º e 4º, depois 5º e 6º e por fim 7º e 8º, separando cada um em um grupo diferente.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva