Notícias | Dia a dia
Humbert luta por 3h e derruba Tsitsipas em Paris
03/11/2020 às 18h59

Francês de 22 anos marca apenas sua segunda vitória contra top 10

Foto: Divulgação

Paris (França) - Em ótimo momento no circuito, o canhoto francês Ugo Humbert marcou uma expressiva vitória nesta terça-feira e garantiu lugar nas oitavas de final do Masters 1000 de Paris. O jovem de 22 anos e 34º do ranking superou o grego Stefanos Tsitsipas, cabeça 2 do torneio e número 6 do mundo, com parciais de 7/6 (7-4), 6/7 (6-8) e 7/6 (7-3) em 3h16 de partida.

Esta foi a segunda vitória contra top 10 na carreira de Humbert. A primeira havia acontecido em setembro deste ano, no saibro de Hamburgo, contra o russo Daniil Medvedev. O jovem francês está invicto há sete jogos, já que foi campeão do ATP 250 da Antuérpia há nove dias.

O próximo adversário de Humbert é o croata Marin Cilic, que sequer precisou entrar em quadra. Cilic enfrentaria o francês Corentin Moutet nesta terça-feira, mas o anfitrião foi diagnosticado com a Covid-19 e colocado em isolamento. O duelo entre Cilic e Humbert é inédito no circuito profissional.

Francês poderia ter definido em dois sets
Tsitsipas teve o domínio da partida no início, ao vencer 12 dos primeiros 15 pontos disputados para abrir 3/0 no placar. Mas Humebert conseguiu devolver a quebra e ainda salvou quatro break points no sexto game. Os sacadores prevaleceram até o fim do set, ainda que Tsitsipas tenha evitado a quebra em outras duas ocasiões. Superior no tiebreak, Humbert chegou a vencer quatro pontos seguidos para fechar a parcial. O francês fez 12 a 4 em winners e cometeu 16 erros contra 20 do grego.

O segundo set não teve quebras, apesar de o francês ter perdido quatro break points e o grego ter criado duas chances. Tsitsipas disparou oito aces na parcial e já mostrava um jogo com mais variações, sem partir tanto para a definição dos pontos. A mudança tática atrapalhou um pouco os planos de Humbert, que apostava na consistência. Ainda assim, o francês chegou a liderar o tiebreak por 5-1 e teve três match points quando vencia por 6-3. Mas Tsitsipas salvou três match points e forçou o terceiro set. O grego fez 19 a 16 em winners e cometeu 17 erros, dez a menos que o rival.

Humbert conseguiu uma quebra logo na abertura do set decisivo, mas Tsitsipas conseguiu buscar o empate por 3/3 no sexto game. O francês, que vinha de um jogo longo na última segunda-feira, já sinalizava o desgaste. Ele encurtava os pontos e mostrava alguma perda de mobilidade. Ainda assim, conseguiu manter o saque até o fim do jogo e foi superior durante o tiebreak final. Humbert fez 46 a 38 em winners e cometeu 53 erros contra 46 de Tsitsipas.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva