Notícias | Dia a dia
'Estou melhor preparado este ano', garante Nadal
01/11/2020 às 13h55

Espanhol luta por títulos inéditos em Paris e no Finals neste fim de temporada

Foto: Arquivo

Paris (França) - Em busca de títulos inéditos tanto no Masters 1000 de Paris quanto no ATP Finals, Rafael Nadal garante que está melhor preparado para os torneios em comparação com as temporadas anteriores. O espanhol de 34 anos lembra que muitas vezes ele chegava a esse momento da temporada bastante desgastado fisicamente e acabava tendo que desistir desses torneios em virtude de suas várias lesões.

"É verdade que eu ainda não ganhei aqui, mas é porque costumava ficar muito cansado no aspecto físico ou mental", disse Nadal em sua entrevista coletiva neste domingo em Paris. "Acho que faz parte do jogo. Em alguns torneios, eu tenho mais sucesso do que em outros", acrescenta o espanhol, que espera pelo vencedor entre o compatriota Feliciano Lopez e o sérvio Filip Krajinovic.

+ Nadal e Tsitsipas lideram em Paris, Thiem não joga
+ Rafa volta a Paris para 1000ª vitória e título inédito
+ Masters de Paris confirma disputa, mas sem público

"Neste tipo de quadra, preciso estar nas melhores condições. No nível do jogo, estou mais preparado do que antes para jogar nessa superfície", avalia sobre o torneio em quadras duras e cobertas. "Se eu não estiver 100%, minhas chances cairão consideravelmente, até porque os meus rivais costumam jogar em um nível muito alto nessas quadras. Mas vou continuar a dar o meu melhor ao longo da minha carreira para tentar obter o título".

A decisão de disputar os últimos dois torneios da temporada foi tomada recentemente. Campeão de Roland Garros há apenas três semanas, ele ainda não tinha definido o calendário para a reta final de 2020. "Não confirmei nada em Roland Garros, porque não estava claro para mim se iria jogar ou não. Não fiz nenhum tipo de plano".

"Eu precisava voltar para casa e conversar com toda a minha equipe e também com minha família. Todos nós tomamos uma decisão juntos e pensamos no melhor cronograma possível para o futuro. É verdade que vivemos em circunstâncias um tanto complicadas e é muito difícil planejar esse tipo de coisa. Eu apenas tento ser flexível e me adaptar a todas as condições possíveis", explicou o espanhol, que busca em Paris a milésima vitória da carreira e o 36º título de Masters 100.

"É outro torneio, em outra superfície. Tudo é diferente", lembrou Nadal, ao comparar esse evento com Roland Garros. "Não há nada igual. A única coisa semelhante é que estamos na mesma cidade. Estamos em Paris, uma das cidades mais bonitas do mundo. Infelizmente não podemos aproveitar, mas pelo menos temos a oportunidade de jogar tênis, que já é muito. Espero estar preparado para dar o nível que preciso".

Nadal também comentou sobre o fato de a edição de 2020 do ATP Finals ser a última em Londres. A capital inglesa recebe o evento desde 2009. A partir do ano que vem, o torneio vai para a cidade italiana de Turim. "Londres tem sido um grande sucesso, mas estou totalmente certo de que Turim também terá porque o torcedor italiano é quente e adora o mundo do tênis".

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva