Viena (Áustria) - A excelente temporada de 2020 segue rendendo frutos para Andrey Rublev, que comemorou neste domingo seu quinto título no ano. O russo conquistou o ATP 500 de Viena depois de vencer a final contra o lucky-loser italiano Lorenzo Sonego, 42º do ranking, por duplo 6/4 em 1h18 de partida.
Este é o sétimo título de ATP na carreira de Rublev. O russo de 23 anos e número 8 do mundo também comemorou em 2020 as conquistas de Doha, Adelaide, Hamburgo e São Petersburgo. Além disso, venceu os torneios de Umag em 2017 e Moscou no ano passado.
Unbroken and unstoppable 🙌@AndreyRublev97 wins the Vienna title without dropping serve, defeating Lorenzo Sonego 6-4 6-4 in the final. #ErsteBankOpen pic.twitter.com/u3PVRFngYD
— Tennis TV (@TennisTV) November 1, 2020
Sete jogadores já estão no Finals
Com dez vitórias seguidas e 19 triunfos nos últimos 20 jogos no circuito, Rublev também garante uma inédita vaga no ATP Finals. O torneio entre os melhores jogadores da temporada começa no dia 15 de novembro em Londres. O russo é o sétimo a se classificar, juntando-se a Novak Djokovic, Rafael Nadal, Dominic Thiem, Daniil Medvedev, Alexander Zverev e Stefanos Tsitsipas.
A última vaga no Finals estará em disputa durante o Masters 1000 de Paris na próxima semana. O argentino Diego Schwartzman e o italiano Matteo Berrettini são os principais candidatos.
Welcome to the #NittoATPFinals, @AndreyRublev97! 👏 pic.twitter.com/EZ9HuhX6wW
— ATP Tour (@atptour) November 1, 2020
Vice-campeão em Viena, Sonego entrou na chave como lucky-loser depois de ter perdido na rodada final do quali. Ele foi um dos beneficiados pelas três desistências na chave principal. O italiano aproveitou muito bem a chance e conseguiu nas quartas a maior vitória da carreira, ao superar o número 1 do mundo Novak Djokovic.
Russo não teve o serviço quebrado no torneio
Reconhecido como um jogador com muita potência nos golpes, Rublev tem mostrado também uma consistência do fundo de quadra, ao reduzir de forma significativa o número de erros. Também está cada vez mais seguro nos games de saque. Tanto é que ele sequer sofreu quebras de serviço durante a campanha para o título em Viena.
Fierce and fabulous 💪
— Tennis TV (@TennisTV) November 1, 2020
Even in slo mo this is some wicked racquet head acceleration from @AndreyRublev97 #ErsteBankOpen pic.twitter.com/wHJ6NLevHM
Na final deste domingo, Rublev confirmou de zero seus três primeiros games de saque e só foi perder um ponto no serviço já no oitavo game da partida. Antes disso, o russo aproveitou sua única chance de quebra na parcial. Sacando para fechar, entretanto, precisou salvar dois break points antes de vencer o primeiro set. Rublev fez 12 a 5 em winners e terminou a parcial com oito erros, um a mais que o rival.
O desempenho de Rublev no saque continuou excelente no segundo set. Ele não enfrentou break points e cedeu apenas cinco pontos nos games de serviço. A quebra de serviço aconteceu já na reta final, quando o placar estava empatado por 4/4. Rublev terminou o jogo com 23 winners e apenas 13 erros não-forçados, enquanto Sonego terminou a partida com 13 bolas vencedoras e 17 erros.