Bratislava (Eslováquia) - Sete meses depois de anunciar que pretendia encerrar sua carreira profissional durante a fase final da Fed Cup, que aconteceria em abril e foi remarcada para 2021, a eslovaca Magdalena Rybarikova decidiu pendurar as raquetes sem disputar um jogo de despedida. Por meio das redes sociais, a experiente jogadora de 32 anos fez o anúncio nesta quinta-feira.
"Como alguns de vocês devem saber, eu não jogo tênis competitivo há mais de um ano", escreveu Rybarikova em seu perfil no Instagram." Eu esperava jogar as finais da Fed Cup, em Budapeste, como o último evento da minha carreira. Infelizmente, toda a situação em torno da Covid-19 mudou esses planos. Depois de analisar cuidadosamente os vários cenários, decidi encerrar minha carreira profissional"
Ex-top 20, eslovaca fez semi de Wimbledon
Rybarikova foi semifinalista de Wimbledon em 2017 e chegou ao 17º lugar do ranking mundial em março de 2018. Ela conquistou quatro torneios da WTA, sendo o último no piso duro de Washington em 2013. Já sua final mais recente foi na grama de Birmingham em 2018. Ela venceu dez jogos contra top 10 e sempre foi uma adversária perigosa para as primeiras colocadas no ranking, especialmente quando jogava na grama.
"Depois de quase 15 anos de muitos altos e alguns baixos, estou extremamente grata por tudo que este esporte incrível me deu. Além de encontrar muitas pessoas legais e interessantes em todo o mundo, eu experimentei emoções incríveis, começando por vencer meu primeiro torneio até chegar à semifinal de Wimbledon em 2017", acrescentou a eslovaca.
"Mesmo que obviamente tenha havido alguns momentos difíceis com muitas lesões, incertezas e sacrifícios, eu não gostaria de perder um único segundo de sua jornada incrível", complementou Rybarikova, que não jogava desde o US Open do ano passado.
A eslovaca começou a sofrer com graves lesões ainda em 2016, quando passou por cirurgias no joelho e no punho. Na época, seu ranking ficou por volta da 450ª posição, mas ela conseguiu voltar às quadras em alto nível. Ela acumulou uma premiação de US$ 5,2 milhões na carreira profissional, com 426 vitórias e 307 derrotas. Nas duplas, Rybarikova ganhou apenas um torneio da WTA ainda em 2012. Ela conseguiu terminar oito temporadas no top 100 do ranking mundial.