Viena (Áustria) - Convidado para a disputa do ATP 500 de Viena, o austríaco Jurij Rodionov aproveitou muito bem a oportunidade e marcou a maior vitória da carreira. O jovem jogador de 21 anos e 153º do ranking surpreendeu o canadense Denis Shapovalov, número 12 do mundo e cabeça 8 do torneio, com parciais de 6/4 e 7/5 em 1h27 de partida.
Rodionov foi número 7 do ranking mundial juvenil e está começando a se firmar no tênis profissional. Ele tem três títulos de challenger, dois deles este ano e marcou sua segunda vitória em nível ATP. Recentemente, em Roland Garros, passou pelo qualificatório e ainda venceu um jogo na chave principal.
A vitória na estreia já rende 45 pontos na ATP e deve ajudar Rodionov a superar o melhor ranking da carreira, que foi o 148º lugar, alcançado há duas semanas. Seu próximo adversário virá da partida entre o esloveno Aljaz Bedene e o britânico Daniel Evans. Uma eventual vaga nas quartas renderia 90 pontos no ranking.
Por sua vez, Shapovalov sofre sua segunda eliminação precoce consecutiva. Na semana passada, o canadense foi derrotado na estreia em Colônia, permitindo a virada ao francês Gilles Simon.