Notícias | Dia a dia
Azarenka sobe o nível e garante vaga na semifinal
23/10/2020 às 14h19

Azarenka tenta alcançar a 40ª final de sua vitoriosa carreira profissional no circuito

Foto: Site Oficial

Ostrava (República Tcheca) - Depois de superar uma estreia complicada no WTA Premier de Ostrava, Victoria Azarenka venceu com mais facilidade nesta sexta-feira e garantiu seu lugar na semifinal do torneio tcheco em quadras duras e cobertas. A ex-número 1 do mundo e atual 14ª colocada superou a belga Elise Mertens, 21ª do ranking, por 6/4 e 6/1 em 1h30 de partida.

Azarenka vinha de uma vitória de virada sobre a tcheca Barbora Krejcikova, em jogo de 2h13 na última quarta-feira. A bielorrussa de 31 anos já conquistou na temporada o título de Cincinati, além de ser vice-campeã do US Open e de chegar às quartas de final em Roma. Vencedora de 21 títulos de WTA, ela busca a 40ª final da carreira.

Esta foi a segunda vitória de Azarenka contra Mertens no circuito. Elas já haviam se enfrentado recentemente, nas quartas de final do US Open, quando a bielorrussa marcou uma vitória arrasadora por 6/1 e 6/0. Na temporada, a bielorrussa tem 17 vitórias e apenas cinco derrotas no circuito profissional.

Começo foi difícil, mas depois Azarenka dominou
O início da partida foi complicado para Azarenka, que teve seu serviço quebrado logo no game de abertura. Mertens encarou alguns games longos no saque, mas conseguia se manter à frente no placar. Quando vencia por 4/2, a belga teve mais um break point, que poderia ampliar sua vantagem, mas não o aproveitou e viu Azarenka crescer no jogo.

Aos poucos, a ex-líder do ranking foi mostrando um jogo cada vez mais sólido do fundo de quadra e sustentando os ralis mais longos. Com isso, passou a ganhar cada vez mais pontos com erros de Mertens e reverteu a situação do set para vencer quatro games seguidos. Nas estatísticas, Mertens tinha 17 a 12 em winners, mas cometeu 16 erros contra só seis de Azarenka.

O domínio de Azarenka continuou no segundo set. Mesmo enfrentando dois break points, a bielorrussa se manteve firme no saque e conseguiu duas novas quebras, mantendo sua consistência. Ela terminou a partida com 21 winners e apenas 11 erros não-forçados, enquanto Mertens anotou 28 bolas vencedoras, mas cometeu 27 erros.

Duelo com Sakkari na semifinal de sábado
A adversária de Azarenka na semifinal deste sábado será a grega Maria Sakkari, jogadora de 25 anos e 23ª do ranking. Elas se enfrentam às 9h (de Brasília) e o encontro é inédito no circuito profissional. Sakkari, que tem um título de WTA e busca sua terceira final, venceu nesta sexta-feira a tunisiana Ons Jabeur por 3/6, 6/3 e 6/1.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva