Notícias | Dia a dia
Russa vinda do quali derruba Pliskova pela 2ª vez
22/10/2020 às 17h20

Kudermetova já havia superado a tcheca em Cincinnati e repetiu a dose em Ostrava

Foto: Site Oficial

* Atualizado às 17h19, com a definição da adversária

Ostrava (República Tcheca) - Pela segunda vez na temporada, a russa Veronika Kudermetova conseguiu uma vitória sobre a favorita Karolina Pliskova. Assim como já havia acontecido no torneio de Cincinnati, a jovem de 23 anos e 47ª do ranking avançou no WTA Premier de Ostrava depois de superar a número 6 do mundo por 4/6, 6/4 e 6/3 em 1h53 de partida nesta quinta-feira.

Kudermetova tem agora quatro vitórias contra top 10 na carreira, sendo duas diante de Pliskova. Em Ostrava, a russa havia derrotado Arantxa Rus e Stefanie Voegele durante o qualificatório e vinha de vitória sobre a croata Donna Vekic, 31ª do ranking, em sua estreia na chave principal.

Russa fez mais aces e quase o dobro de winners
Ainda que Pliskova seja reconhecida como uma das principais sacadoras do circuito, Kudermetova terminou o jogo com número maior de aces, 10 a 9, e fez quase o dobro de winners em relação à tcheca. Foram 41 contra 21 da ex-líder do ranking. A russa cometeu um erro a mais, 31 a 30, e conseguiu três quebras em cinco break points, enquanto a tcheca quebrou apenas duas vezes.

Logo no começo da partida, Kudermetova precisou de atendimento para uma das costelas. O placar do primeiro set ainda marcava 2/1 para a russa. Pliskova venceu a parcial sem enfrentar break points e aproveitando uma das oito chances de quebra que teve. A tcheca teve o mesmo número de winners e erros, oito ao todo, enquanto a russa anotou 14 bolas vencedoras e errou 12.

Pliskova também quebrou cedo no segundo set, mas não sustentou a vantagem. A tcheca passou a ter o serviço cada vez mais ameaçado e viu a rival virar para 5/3. Kudermetova foi quebrada quando sacava para o set, mas fechou a parcial no game seguinte. Já no terceiro set, Kudermetova abriu 3/0 e vinha administrando a vantagem. Pliskova devolveu a quebra no sétimo game, mas voltou a perder o saque logo depois e não conseguiu mais reagir.

Duelo com Brady nas quartas

Havia a possibilidade de um duelo russo contra Daria Kasatkina nas quartas de final, mas a ex-top 10 acabou sendo eliminada pela norte-americana Jennifer Brady, com parciais de 7/5 e 6/2. Brady perdia o primeiro set por 5/2, mas reagiu e venceu cinco games seguidos. Na parcial seguinte, a norte-americana dominou e conseguiu duas novas quebras.

Ao longo de 1h45 de partida. Brady liderou nos winners por 30 a 22 e cometeu 33 erros não-forçados, dois a menos que Kasatkina. A norte-americana de 25 anos e 26ª do ranking foi semifinalista do US Open e venceu este ano seu primeiro WTA em Lexington. Ela e Kudermetova se enfrentam a partir das 13h (de Brasília) desta sexta-feira. 

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva