Notícias | Dia a dia
Shapovalov supera Wawrinka e enfrenta Rublev
16/10/2020 às 10h34

Shapovalov tem obtido bons resultados em pisos velozes e tenta recuperar posto no top 10

Foto: Arquivo

São Petersburgo (Rússia) - Sem abrir mão do estilo agressivo, o canhoto canadense Denis Shapovalov totalizou 29 winners em dois sets para superar o veterano suíço Stan Wawrinka, por 6/4 e 7/5, e avançar assim à sua segunda semifinal da temporada, repetindo Roma.

Seu adversário deste sábado no veloz piso de São Petersburgo será outro membro da nova geração, o russo Andrey Rublev, que mais cedo superou sem sustos o britânico Cameron Norrie, por 6/4 e 6/1. Será o quarto duelo entre eles. Shapovalov, que também tem origem russa, ganhou os dois disputados no ano passado e perdeu outro em 2017, todos sobre quadra sintética.

O canadense como de hábito forçou muito o jogo em cima de Wawrinka, que falhou em momentos cruciais na partida. Perdeu quatro chances de quebra no começo do jogo e em seguida foi quebrado no quinto game e aí não se recuperou.

Os dois trocaram quebras no terceiro e quatro games do segundo set e o suíço liderou por 4/3 e 5/4, antes de enfim falhar outra vez no serviço. Shapovalov ainda deu oportunidades na hora de fechar, mas controlou bem os nervos. O canhoto totalizou 29 winners, sendo sete aces, e 28 erros, obtendo 12 pontos em 16 subidas à rede. O primeiro serviço foi fundamental: acertou 67% e ganhou 84% desses lances.

Shapovalov chegou a figurar uma semana no top 10 logo após o US Open, onde foi pela primeira vez às quartas de um Grand Slam. A campanha até aqui em São Petersburgo o mantém no 12º lugar. Ele poderá avançar um posto se ganhar de Rublev, mas terá de ganhar o torneio para ir ao nono posto.

Atual 10º do ranking, Rublev chegou a 32 vitórias em 39 jogos de uma excelente temporada, em que já conquistou três títulos, entre eles o recente 500 de Hamburgo, e fez quartas tanto no US Open como em Roland Garros. Se for à final em São Petersburgo, irá superar o argentino Diego Schwartzman e assumir o oitavo lugar, ficando mais perto de disputar o ATP Finals de novembro.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva