Barcelona (Espanha) - Considerado como uma das principais promessas do tênis espanhol, Carlos Alcaraz segue em franca evolução no circuito e conquistou no último domingo o segundo título de challenger na carreira. Ele foi campeão no saibro de Barcelona depois de vencer o bósnio Damir Dzumhur na final por 4/6, 6/2 e 6/1.
O título rende 80 pontos na ATP para Alcaraz, que dá um salto no ranking. O jovem espanhol de 17 anos ganhou 31 posições e agora aparece no 158º lugar, marca que é a melhor de sua carreira profissional. Ao longo da semana em Barcelona, ele também venceu o português Pedro Sousa, o espanhol Mario Vilella Martinez, o eslovaco Filip Horansky e o argentino Andrea Collarini.
Carlos Alcaraz is the champion in Barcelona! 💪
Second title for the 17-year-old 🇪🇸. Vamos, @alcarazcarlos03! pic.twitter.com/lYAuCi83Zn— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) October 11, 2020
Há pouco mais de um mês, no final de agosto, Alcaraz aparecia no 310º lugar do ranking. Ele venceu seu primeiro challenger em Trieste e ganhou quase cem posições, aparecendo no 217º posto. Logo depois, foi finalista em Cordenons e subiu para a 186ª posição.
"Estou muito feliz por vencer em Barcelona", disse Alcaraz, em entrevista ao site da ATP. "A verdade é que não sabia como ia ser, porque na semana passada perdi na segunda rodada em Biella. Mas, aos poucos fui ganhando ritmo e confiança. Muito obrigado à minha equipe pelo apoio e pelo esforço ao longo da semana. Eles me ajudaram a encontrar o nível que eu precisava para vencer".
History Maker
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) October 11, 2020
With his 🏆 in Barcelona, @alcarazcarlos03 becomes just the fifth-youngest player to win multiple #ATPChallenger titles.
16y, 8m - Richard Gasquet
17y, 1m - Felix Auger-Aliassime
17y, 1m - Rafael Nadal
17y, 3m - Bernard Tomic
17y, 5m - Carlos Alcaraz pic.twitter.com/Vb8Equ7s2f
Na última década, apenas quatro jogadores conseguiram vencer dois challengers aos 17 anos. Alcaraz se junta ao italiano Jannik Sinner, ao canadense Felix Auger-Aliassime e o norte-americano Taylor Fritz. Além disso, o espanhol é o quinto jogador mais jovem a ter dois títulos deste porte. Ele fica atrás do já citado Aliassime, além de Richard Gasquet, Rafael Nadal e Bernard Tomic.
No começo da temporada, ocupava apenas o 492º lugar do ranking. Em 2020, o espanhol venceu 15 jogos de challenger, com dois títulos e um vice. Também venceu dois futures, com 14 vitórias e apenas uma derrota. Além disso, ele recebeu convite para o Rio Open e marcou sua primeira vitória em nível ATP.
The only 17-year-olds to win multiple #ATPChallenger titles in the past 10 years...
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) October 11, 2020
🇪🇸 Carlos Alcaraz
🇮🇹 Jannik Sinner
🇨🇦 Felix Auger-Aliassime
🇺🇸 Taylor Fritz pic.twitter.com/0RkqVnbvG5