Notícias | Dia a dia
Alcaraz vence seu 2º challenger e salta no ranking
12/10/2020 às 20h41

Alcaraz saltou 31 posições e agora aparece no 158º lugar do ranking

Foto: Academia Sanchez-Casal

Barcelona (Espanha) - Considerado como uma das principais promessas do tênis espanhol, Carlos Alcaraz segue em franca evolução no circuito e conquistou no último domingo o segundo título de challenger na carreira. Ele foi campeão no saibro de Barcelona depois de vencer o bósnio Damir Dzumhur na final por 4/6, 6/2 e 6/1.

O título rende 80 pontos na ATP para Alcaraz, que dá um salto no ranking. O jovem espanhol de 17 anos ganhou 31 posições e agora aparece no 158º lugar, marca que é a melhor de sua carreira profissional. Ao longo da semana em Barcelona, ele também venceu o português Pedro Sousa, o espanhol Mario Vilella Martinez, o eslovaco Filip Horansky e o argentino Andrea Collarini.

Há pouco mais de um mês, no final de agosto, Alcaraz aparecia no 310º lugar do ranking. Ele venceu seu primeiro challenger em Trieste e ganhou quase cem posições, aparecendo no 217º posto. Logo depois, foi finalista em Cordenons e subiu para a 186ª posição.

"Estou muito feliz por vencer em Barcelona", disse Alcaraz, em entrevista ao site da ATP. "A verdade é que não sabia como ia ser, porque na semana passada perdi na segunda rodada em Biella. Mas, aos poucos fui ganhando ritmo e confiança. Muito obrigado à minha equipe pelo apoio e pelo esforço ao longo da semana. Eles me ajudaram a encontrar o nível que eu precisava para vencer".

Na última década, apenas quatro jogadores conseguiram vencer dois challengers aos 17 anos. Alcaraz se junta ao italiano Jannik Sinner, ao canadense Felix Auger-Aliassime e o norte-americano Taylor Fritz. Além disso, o espanhol é o quinto jogador mais jovem a ter dois títulos deste porte. Ele fica atrás do já citado Aliassime, além de Richard Gasquet, Rafael Nadal e Bernard Tomic.

No começo da temporada, ocupava apenas o 492º lugar do ranking. Em 2020, o espanhol venceu 15 jogos de challenger, com dois títulos e um vice. Também venceu dois futures, com 14 vitórias e apenas uma derrota. Além disso, ele recebeu convite para o Rio Open e marcou sua primeira vitória em nível ATP.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva