Notícias | Dia a dia
Djokovic muito dificilmente perderá o nº 1 em 2020
12/10/2020 às 08h20

Djokovic tem confortável vantagem sobre Nadal nesta reta final de temporada

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Vice-campeão de Roland Garros, derrotado pelo espanhol Rafael Nadal na final do último domingo, o sérvio Novak Djokovic conseguiu ampliar sua vantagem no ranking apesar do resultado negativo. Na lista desta segunda-feira, o atual número 1 do mundo tem 1.890 pontos de vantagem para o canhoto de Mallorca, 480 a mais do que antes da disputa em Paris.

Com a modificação na contagem dos pontos por causa da paralisação forçada pela pandemia do coronavírus, ‘Nole’ praticamente assegura a liderança até o final da temporada, somando importantes semanas na busca pelo recorde do suíço Roger Federer, que tem 310 semanas na ponta contra as atuais 290 do sérvio.

Somente dois jogadores podem ainda tirar o número 1 de Djokovic, mas para que isso aconteça, Nadal precisaria de uma reta final de temporada movimentada e cheia de títulos, sem falar que também não pode contar com campanhas que coloquem mais pontos na conta do sérvio.

Para descontar a desvantagem em relação ao sérvio, Rafa precisa de mais três títulos. Ele pode somar ainda 2.240 pontos até o fim do ano se vencer algum ATP 500, o Masters 1000 de Paris e conseguir o título invicto do ATP Finals de forma invicta, conquista que ainda lhe falta no currículo.

Contando que o espanhol não vá jogar mais do que três torneios até o fim do ano, Djokovic precisa então de 351 pontos a mais nesta reta final de temporada. De olho nessa briga, o sérvio pode resolver disputar um ATP 500, que dá 300 pontos ao vice e 500 ao campeão. Em Paris ele não pode somar nada porque é o atual campeão, mas têm boas chances no Finals.

Djokovic foi eliminado em Londres logo na fase de grupos no ano passado, com apenas um triunfo, que lhe garantiu 200 pontos. Cada vitória a mais neste ano representa mais 200 pontos, podendo conquistar até 1.300 em caso de título invicto.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG