Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Pela quarta vez, Nadal vence RG sem perder sets
11/10/2020 às 13h36

Nadal é o primeiro jogador a conquistar quatro títulos de Grand Slam sem perder sets

Foto: Corinne Dubreuil/FFT

Paris (França) - Além de conquistar o 13º troféu da carreira em Roland Garros e chegar ao tão sonhado 20º título de Grand Slam, Rafael Nadal conseguiu mais um recorde neste domingo. Após a vitória por 6/0, 6/2 e 7/5 sobre Novak Djokovic, o espanhol se tornou o primeiro jogador na Era Aberta a ganhar quatro Grand Slam sem perder sets.

Nadal repetiu as campanhas perfeitas que fez em Paris nos anos de 2008, 2010 e 2017. Chama atenção o fato de o torneio deste ano ter acontecido em condições muito peculiares. A pandemia da Covid-19 fez com que a edição de 2020 de Roland Garros fosse transferida de junho para outubro. Com temperaturas mais baixas, as condições da quadra ficaram mais lentas. Ainda por razões de segurança, apenas mil torcedores foram permitidos no estádio.

+ Nadal arrasa Djokovic e conquista o 20º Grand Slam
+ Federer parabeniza Nadal por igualar recorde
+ Mesmo com vice, Djokovic amplia diferença no ranking

A quadra Philippe Chatrier, principal estádio do complexo de Roland Garros, foi demolida há dois anos e inteiramente reconstruída. Foi apenas o segundo ano no novo estádio. Mas a partir de 2020, a estrutura recebeu iluminação para jogos noturnos e teto retrátil para dias de chuva. Pela primeira vez na história, a final de Roland Garros foi disputada com quadra coberta. Houve ainda uma mudança no fornecedor de bolas para o torneio, uma decisão que inicialmente não havia agradado Nadal.

 

Borg tem três títulos sem perder sets, Federer tem dois
O segundo jogador com maior número de títulos de Grand Slam sem perder sets é o sueco Bjorn Borg. Ele conseguiu esse feito uma vez na grama de Wimbledon, em 1976, e duas vezes no saibro de Roland Garros, em 1978 e 1980. Logo depois, aparece Roger Federer, com os títulos do Australian Open de 2007 e de Wimbledon em 2017.

Outros dois tenistas já venceram Grand Slam sem perder set, o australiano Ken Rosewall, jogando em casa em 1971, e o romeno Ilie Nastase no saibro parisiense em 1973.

Comentários