Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Sinner domina irritado Zverev e vai desafiar Nadal
04/10/2020 às 11h09

Sinner chega nas quartas de final inéditas de Paris com apenas um set perdido

Foto: Arquivo

Paris (França) - Em sua primeira participação em Roland Garros, o garoto italiano Jannik Sinner confirma a aposta em seu futuro promissor. Com tênis de alto nível, ele derrotou com grande superioridade o alemão Alexander Zverev, cabeça 6, com parciais de 6/3, 6/3, 4/6 e 6/3.

Apenas 75º do ranking, Sinner se torna o primeiro debutante em Roland Garros a atingir as quartas de final desde a campanha notável de Rafael Nadal em 2005. E será o próprio multicampeão espanhol o adversário do italiano na terça-feira, depois que o vice-líder do ranking passou pelo norte-americano Sebastian Korda.

Vindo da final do US Open, Zverev não fez qualquer torneio preparativo no saibro europeu, onde não competia desde julho do ano passado, e esteve perto da eliminação na segunda rodada para o francês Pierre Herbert. Agora orientado por David Ferrer, ele tentava chegar nas quartas de Paris pelo terceiro ano seguido.

Aos 19 anos completados há dois meses, Sinner é o mais jovem tenista a atingir as quartas de Roland Garros desde Novak Djokovic, em 2006. Repete também o feito de outros 10 italianos a ir tão longe em Slam na fase profissional, entre eles o recordista Adriano Pannatta (6) e os mais recentes Matteo Berrettini, Marco Cecchinato e Fabio Fognini. Com a campanha até aqui, Sinner saltará para o top 50 do ranking, provisoriamente no 46º posto.

Pancadaria e irritação
Para alcançar sua terceira vitória em cinco jogos diante de top 10 - as outras foram sobre Stefanos Tsitsipas e David Goffin -, o jovem italiano não abriu mão de seu estilo baseado na força dos golpes de base e um serviço bem aplicado. Para melhorar, viu Zverev muito irritado nos dois primeiros sets com as fortes rajadas de vento, que não permitiram a ele encontrar um melhor padrão.

Ao final de dois sets, Sinner já tinha 16 winners diante de apenas seis. Só então Zverev conseguiu trabalhar melhor com o primeiro serviço e colocou pressão com boas devoluções. Tirou o primeiro set do italiano no torneio, mas Sinner se mostrou sempre muito concentrado e recuperou o domínio no quarto set, abrindo 3/0. Manteve então o controle dos nervos, principalmente no game final.

Sinner chegou assim a cinco vitórias em oito partidas de Grand Slam. O pupilo de Riccardo Piatti soma 10 triunfos na temporada, sendo sete sobre o saibro. De suas 17 na carreira, 10 também foram na terra.

Comentários