Notícias | Dia a dia
Rublev bate Tsitsipas e fatura maior título no saibro
27/09/2020 às 09h39

Rublev voltará ao número 12 do ranking e poderá sonhar novamente com o top 10 em Roland Garros

Foto: ATP

Hamburgo (Alemanha) - Numa final entre jogadores de apenas 22 anos, o russo Andrey Rublev conseguiu uma incrível reação nos games finais, superou o grego Stefanos Tsitsipas e ergueu seu maior troféu sobre o saibro no clima frio e úmido do ATP 500 de Hamburgo.

O número 14 do ranking, que havia sido vice no torneio do ano passado, viu o sexto do mundo sacar para o jogo no terceiro set, mas jamais se apavorou e concluiu um jogo cheio de quebras de serviço e break-points com as parciais equilibradas de 6/4, 3/6 e 7/5.

Rublev vem fazendo uma grande temporada, tendo conquistado também os títulos de Adelaide e Doha - tem agora cinco no geral -, além de avançar às quartas do US Open. Ele chegará a Roland Garros novamente como 12º do ranking e segundo jogador mais vitorioso da temporada, com 25 triunfos em 31 jogos, atrás somente das 31 em 32 de Novak Djokovic.

Rublev foi superior no primeiro set no quesito consistência, a ponto de cometer apenas quatro erros. Houve três perdas de serviço consecutivas, duas obviamente a favor do russo, que ainda se salvou no 3/2.

O grego no entanto ficou mais paciente no segundo set, procurando forçar na hora certa, e obteve quebra para saltar a 4/1. Correu risco num longo sétimo game, mas concluiu o set com um serviço preciso.

Antes do set decisivo, Tsitsipas pediu atendimento para o joelho esquerdo e continou sentindo dificuldades no saibro lento. Nova sucessão de quebras prolongou os games, mas o grego se deu melhor e aproveitou dois dos sete break-points que conseguiu nesse momento.

Ao sacar para finalizar o jogo, com 5/4, o grego novamente se precipitou e Rublev aumentou sua consistência, a ponto de perder apenas dois pontos nos três games finais da partida. No match-point, o grego cometeu dupla falta.

Comentários
Raquete novo
Suzana Silva