Estrasburgo (França) - A ucraniana Elina Svitolina fez a preparação perfeita para Roland Garros e conquistou neste sábado o título do WTA de Estrasburgo, ao derrotar a cazaque Elena Rybakina, por 6/4, 1/6 e 6/2. A partida começou atrasada devido ao mau tempo e foi disputada sob frio de 10 graus.
Aos 26 anos, Svitolina chega ao 15º título em 18 finais disputadas na carreira e ergueu o segundo troféu da temporada, depois de Monterrey, em fevereiro. Ela não quis disputar os torneios combinados de Flushing Meadows e sofreu dura derrota nas quartas de final de Roma na semana passada.
O duelo contra Rybakina era inédito e isso levou o começo do jogo a alguns estudos de parte a parte. Mais consistente e buscando variações, a ucraniana obteve quebra no quinto game e não permitiu reação, mas Rybakina começou bem melhor o segundo se e disparou no placar.
🗣️ @ElinaSvitolina let's out a shout after her backhand winner finishes the rally! #IS20 pic.twitter.com/V6RoltoU3i
— wta (@WTA) September 26, 2020
Momento crucial veio na abertura do terceiro set, quando a cazaque desperdiçou três chances de tirar o serviço da cabeça 2. Recuperada a confiança, Svitolina quase obteve a quebra no quarto game, mas concretizou a superioridade no sexto e daí em diante dominou as ações.
Rybakina alcançou sua quinta final na temporada. A jovem de 21 anos e 18ª do ranking foi campeã em Hobart e vice em Shenzhen, São Petersburgo e Dubai. Ela ainda tem outro título de WTA, conquistado no ano passado em Bucareste, num total de sete finais na carreira.
Raise it high! 🏆@ElinaSvitolina | #IS20 pic.twitter.com/18CzOrUF9Q
— wta (@WTA) September 26, 2020
As duas seguem para Roland Garros, onde Svitolina será a terceira principal favorita e estreará contra a russa Varvara Gracheva. Já Rybakina entrou como 14ª favorita e jogará a primeira partida contra a romena Sorana Cirstea.