Notícias | Dia a dia
Monteiro perde título para sensação italiana
26/09/2020 às 09h23

Monteiro disputou sete partidas em Forli e agora segue para Roland Garros

Foto: Arquivo

Forli (Itália) - Em jogo de sets equilibrados e decididos no tiebreak, o cearense Thiago Monteiro não conseguiu superar a variação tática do garoto italiano Lorenzo Musetti, de 18 anos, e ficou com o vice no challenger de 88 mil euros disputado sobre o saibro de Forli.

Musetti, que há duas semanas em Roma derrotou nomes como Kei Nishikori e Stan Wawrinka, chegou a seu primeiro troféu de nível challenger ao marcar as parciais de 7/6 (7-2) e 7/6 (7-5).

Monteiro por sua vez buscava o sexto título em oito finais desse quilate e o segundo a temporada, já que foi campeão em Punta del Este. Ele segue agora para Paris, onde está diretamente na chave principal de Roland Garros. A estreia será diante do georgiano Nikokoz Basilashvili, 33º do ranking.

No duelo deste sábado, o brasileiro perdeu o serviço logo no game inicial, mas procurou um ritmo melhor e conseguiu bons ataques ao backhand do adversário para recuperar a quebra e empatar no sexto game.

Musetti abusou das deixadinhas no entanto para desestabilizar Monteiro e novamente obter vantagem, mas na hora de fechar com 5/4 sentiu a pressão e cometeu seguidos erros. No tiebreak, empurrado por ruidosa torcida, Musetti continuou variando o jogo, abriu 5-2 e ainda viu Monteiro cometer dupla falta.

O segundo set foi disputado game a game, sem que os tenistas conseguissem alguma quebra de vantagem, e o tiebreak também veio muito equilibrado até 4-4, quando então o brasileiro não levou sorte, viu uma bola quicar errado e cedeu a vantagem definitiva.

Aos 26 anos e 89º do ranking, Monteiro se inscreveu de última hora e por isso teve de disputar o qualificatório em Forli. A campanha deve permitir que recupere cinco posições na ATP.

Musetti, que executa o backhand com apenas uma mão, foi campeão juvenil do Australian Open de 2019 e vice no US Open de 2018, quando perdeu a final para o brasileiro Thiago Wild. Em Roma, ele se tornou o primeiro jogador nascido em 2002 a vencer jogos na ATP e deu um salto no ranking, do 249º para o 180º lugar. Com o título deste sábado, subirá mais 40 posições.

Comentários
Raquete novo
Suzana Silva