Notícias | Dia a dia
Pliskova vence e terá duelo tcheco na semi
19/09/2020 às 16h30

Pliskova encara a canhota Marketa Vondrousova neste domingo em Roma

Foto: Divulgação

Roma (Itália) - Atual campeã do WTA Premier 5 de Roma, Karolina Pliskova garantiu vaga na semifinal da competição. A experiente tcheca de 28 anos e número 4 do mundo precisou de três sets e 2h08 para vencer a belga Elise Mertens, 20ª colocada, por 6/3, 3/6 e 6/0.

A ex-número 1 do mundo teve altos e baixos na partida deste sábado. Ela liderou a estatística de winners por 34 a 22 e terminou o jogo com 24 erros contra 30 de Mertens. Pliskova criou 14 break points e aproveitou cinco dessas chances, enquanto Mertens conseguiu duas quebras em oito oportunidades.

O set inicial teve apenas uma quebra, obtida por Pliskova ainda no começo do jogo. Ela fez 15 winners no set contra apenas seis de Mertens. A tcheca também foi a primeira a quebrar na parcial seguinte e chegou a liderar o placar por 3/1, mas Mertens reagiu e fez cinco games seguidos. A belga já era mais agressiva, anotando 12 bolas vencedoras contra 10 da tcheca.

Já na parcial decisiva, a atual campeã subiu o nível e controlou as ações. Mesmo com um aproveitamento razoável de primeiro saque na quadra, com 61%, Pliskova cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Além disso, atacou constantemente o segundo saque da adversária para quebrar mais três vezes.

Pliskova não precisa defender pontos
Pliskova não precisa se preocupar com a defesa de seus 900 pontos em Roma. Isso porque a WTA modificou temporariamente o sistema de cálculo do ranking e passa a considerar os 16 melhores resultados em 22 meses, entre março de 2019 e dezembro de 2020. Como esse período compreende duas edições do torneio italiano, apenas a melhor campanha é levada em consideração e a pior é descartada.

Svitolina é surpreendida nas quartas

A adversária de Pliskova na semifinal será a também tcheca Marketa Vondrousova, jovem de 21 anos e 19ª do ranking. Vondrousova, que foi finalista de Roland Garros no ano passado, marcou uma expressiva vitória sobre Elina Svitolina por 6/3 e 6/0 em apenas 1h20 de partida. Svitolina, número 6 do mundo, já foi bicampeã em Roma nos anos de 2017 e 2018.

Com um jogo inteligente e utilizando muito bem as bolas curtas e lobs, a canhota tcheca anotou 25 winners contra apenas 9 de Svitolina, e conseguiu a terceira vitória contra top 10 da carreira. Ela agora tenta superar Pliskova pela primeira vez, já que perdeu o único duelo anterior, disputado em Miami.

Comentários
Raquete novo
Suzana Silva