Notícias | Dia a dia
Musetti volta a brilhar e também vence Nishikori
17/09/2020 às 18h06

Vitórias sobre Wawrinka e Nishikori foram as primeiras do jovem italiano na ATP

Foto: Giampiero Sposito

Roma (Itália) - Apenas dois dias depois de eliminar Stan Wawrinka na primeira rodada do Masters 1000 de Roma, o promissor italiano Lorenzo Musetti conseguiu mais uma grande vitória nesta quinta-feira e garantiu seu lugar nas oitavas de final do torneio. O jovem jogador de 18 anos e apenas 249º do ranking surpreendeu o japonês Kei Nishikori, 35º colocado, com parciais de 6/3 e 6/4 em 1h42 de partida no Foro Itálico.

As vitórias sobre Nishikori e Wawrinka foram as primeiras de Musetti em chaves principais de ATP. Ele nunca havia disputado um Masters 1000 antes, recebeu convite para o quali em Roma e conseguiu vaga na chave depois de vencer o espanhol Bernabe Zapata Miralles, o argentino Leonardo Mayer e o italiano Giulio Zeppieri. Ele é o primeiro jogador nascido em 2002 a vencer um jogo de ATP. Vale destacar que o também italiano Jannik Siner foi o primeiro nascido em 2001 a avançar no circuito.

+ Italiano de 18 anos dá pneu em Wawrinka e avança
+ Tênis italiano apresenta duas jovens promessas

O duelo entre Musetti e Nishikori teve estatísticas equilibradas, já que cada jogador fez 19 winners e o italiano cometeu um erro a mais, 29 contra 28 do japonês. O saque, entretanto, fez a diferença. O jovem anfitrião não teve o serviço quebrado, mesmo enfrentando cinco break points durante a partida e aproveitou duas das seis chances de quebra que criou, uma em cada set. O atleta da casa, também mostrou bom desempenho do fundo de quadra e foi bastante eficiente com seu backhand de uma mão para definir os pontos.

O jogo começou com alguns games longos e Nishikori teve três chances de quebra, mas Musetti conseguiu escapar desses break points e quebrou o serviço do japonês logo na sequência para fazer 3/1. Depois disso, o italiano não teria mais o saque ameaçado até o fim do set. A segunda parcial começou novamente com equilíbrio e chances para ambos os lados. Com o placar empatado por 4/4, o jogo teve uma breve paralisação por uma queda de energia no estádio. Na volta, Musetti quebrou o serviço de Nishikori. Sacando para fechar, o italiano começou com 0-30, mas depois venceu quatro pontos seguidos.

A campanha em Roma já está rendendo 106 pontos na ATP, sendo 16 do quali e mais 90 da chave principal. Musetti já está entrando no top 200 e se aproximando do 180º lugar. Se ele vencer mais uma, fará mais 90 pontos e ficará perto da 140ª posição. Seu próximo adversário é o alemão Dominik Koepfer, 97º do ranking, que derrotou o francês Gael Monfils por 6/2 e 6/4.

Japonês está voltando de lesão
Nishikori já foi número 4 do mundo e está com 30 anos. O japonês conseguiu sua primeira vitória na temporada apenas na última segunda-feira. Ele operou o cotovelo direito em outubro do ano passado e chegou a ficar quase um ano sem jogar. No mês passado, prorrogou um pouco mais seu afastamento depois de ter sido diagnosticado com a Covid-19 às vésperas do Masters 1000 de Cincinnati.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva