Notícias | Dia a dia
Azarenka arrasa a nº 5 do mundo com duplo 6/0
17/09/2020 às 15h39

É a décima vez que Azarenka vence um jogo por duplo 6/0, mas a primeira contra uma top 10

Foto: Giampiero Sposito

Roma (Itália) - Menos de uma semana depois de ser finalista do US Open em quadras de piso duro, Victoria Azarenka mostrou uma rápida adaptação ao saibro e marcou uma vitória arrasadora nesta quinta-feira pelo WTA Premier 5 de Roma. A bielorrussa precisou de apenas 61 minutos para marcar um incrível duplo 6/0 contra a norte-americana Sofia Kenin, número 5 do mundo e atual campeã do Australian Open, garantindo assim seu lugar nas oitavas de final do torneio.

Azarenka venceu 11 dos últimos 12 jogos que fez nas últimas semanas, já que também foi campeã do Premier de Cincinnati, transferido excepcionalmente para o complexo Billie Jean King em Nova York. A ex-líder do ranking só perdeu para Naomi Osaka na final do Slam norte-americano no sábado e já estreou em Roma na quarta-feira, quando desbancou Venus Williams.

Segundo dados do site de estatísticas Tennis Abstract, é a décima vez que a Azarenka vence um jogo por duplo 6/0 no circuito profissional. A última havia acontecido contra Magdalena Rybarikova na campanha para o título de Indian Wells em 2016. Entretanto, é a primeira vez que ela consegue esse placar contra uma top 10.

O primeiro set foi o mais arrasador, decidido em apenas 22 minutos. Azarenka cedeu apenas oito pontos em toda a parcial, sendo só três em seus games de serviço, além de ter colocado 93% de primeiro saque em quadra. Ela comente um erro não-forçado contra sete de Kenin.

No segundo set, a bielorrussa seguiu sem enfrentar break points, mas Kenin já oferecia um pouco mais de resistência em seus games de serviço. A jovem norte-americana de 21 anos ficou perto de sair do zero quando já perdia por 6/0 e 3/0, mas sofria com as devoluções da ex-número 1 e teve o serviço novamente quebrado. Depois disso, Kenin baixou demais a intensidade e terminou o jogo com uma dupla-falta. A norte-americana até terminou com mais winners, 11 a 10, mas cometeu 22 erros não-forçados contra só 4 de Azarenka.

Azarenka chegou às quartas no ano passado
Atualmente com 31 anos, Azarenka aparece no 14º lugar do ranking mundial. A campanha até as oitavas rende 105 pontos na WTA, mas ainda não supera seu resultado do ano passado, quando ela chegou às quartas depois de bater Shuai Zhang, Elina Svitolina e Garbiñe Muguruza. Aquele resultado rendeu 190 pontos. Se for semifinalista, fará 350.

A próxima adversária de Azarenka em Roma é a russa Daria Kasatkina, ex-top 10 e atual 74ª colocada aos 23 anos. A bielorrussa venceu os dois duelos anteriores. Kasatkina avançou em Roma depois de bater a tcheca Katerina Siniakova por 6/2 e 6/3 em 1h20 de partida.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva