Notícias | Dia a dia
De volta após 200 dias, Nadal vence fácil na estreia
16/09/2020 às 15h28

Nadal só volta a atuar em Roma na próxima sexta-feira pelas oitavas

Foto: Giampiero Sposito

Roma (Itália) - O retorno de Rafael Nadal ao circuito após 200 dias de espera se deu de forma bastante tranquila. Em seu primeiro torneio desde 29 de fevereiro, quando foi campeão em Acapulco, o número 2 do mundo estreou no Masters 1000 de Roma com vitória no duelo espanhol contra Pablo Carreño Busta, 18º do ranking, por duplo 6/1  em apenas 1h13 de partida. Todos os seis encontros entre os dois espanhóis foram vencidos por Nadal, que cedeu apenas um set ao compatriota.

Nadal preferiu não disputar o US Open, em razão da pandemia da Covid-19 e também para intensificar sua preparação para a temporada de saibro. Por sua vez, Carreño Busta vinha jogando em quadras duras nas últimas semanas e fez ótima campanha no Grand Slam norte-americano, sendo semifinalista.

Na atual temporada, Nadal acumula 14 vitórias e apenas três derrotas. Ele participou da edição inaugural da ATP Cup em janeiro e chegou às quartas de final do Australian Open antes do título no México. Ele não disputava no saibro desde junho do ano passado, quando venceu Roland Garros pela 12ª vez. A próxima edição do Grand Slam francês começa em menos de duas semanas, no dia 27 de setembro.

Nadal não precisa defender pontos
Nove vezes campeão em Roma, Nadal venceu as duas últimas edições do Masters 1000 italiano. Ele, entretanto, não precisa se preocupar com a defesa de pontos nesta edição. Isso porque a ATP modificou temporariamente o sistema de cálculo do ranking e passa a considerar os 18 melhores resultados em 22 meses, entre março de 2019 e dezembro de 2020. Como esse período compreende duas edições do torneio italiano, apenas a melhor campanha é levada em consideração e a pior é descartada.

O próximo jogo de Nadal será apenas na sexta-feira pelas oitavas de final. Ele pode enfrentar o canadense Milos Raonic ou o sérvio Dusan Lajovic. O espanhol tem oito vitórias e duas derrotas contra Raonic, além de ter vencido o único duelo no saibro. Contra Lajovic, venceu os dois duelos anteriores. A final do torneio acontecerá só na segunda-feira.

Equilíbrio só nos primeiros games
Ainda que Nadal tenha enfrentado um break point no game de abertura, aquele foi o único momento em que ele teve o saque ameaçado. Carreño Busta também enfrentou um game longo no começo do jogo e tentava encurtar os pontos, já que o rival levava nítida vantagem nos ralis.

O ex-top 10 até conseguiu manter o serviço daquela vez, mas o período de equilíbrio da partida durou pouco. Nadal estabeleceu rapidamente um domínio no set inicial, conseguindo duas quebras seguidas. Mesmo com apenas 48% de primeiros serviços em quadra, o eneacampeão cedeu apenas cinco pontos em seus games de saque.

A facilidade com que Nadal conduzia a partida continuou no segundo set. Ele cedeu apenas mais três pontos nos games de serviço e quebrou em outras três oportunidades para definir a disputa com tranquilidade. Nadal terminou a partida com 20 winners e 11 erros não-forçados, enquanto Carreño Busta anotou 12 bolas vencedoras e cometeu 28 erros.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva