Roma (Itália) - Pouco mais de um mês depois de duelarem pelo WTA de Lexington, Venus Williams e Victoria Azarenka voltaram a se enfrentar nesta quarta-feira, desta vez pelo Premier 5 de Roma. Finalista do US Open no último sábado, Azarenka teve pouco tempo de adaptação ao saibro da capital italiana, mas conseguiu uma revanche. Ela marcou as parciais de 7/6 (9-7) e 6/2 em 2h01 de partida.
Esta foi apenas a terceira vitória de Azarenka em nove jogos contra Venus no circuito. A bielorrussa não vencia a rival desde 2015. Ex-número 1 do mundo e atual 14ª colocada após a boa campanha em Nova York, a experiente jogadora de 31 anos agora desafia a também norte-americana Sofia Kenin, número 5 do ranking.
It was a quick turnaround for @vika7 ✈️ but she defeats Venus Williams in a terrific contest, 7-6, 6-2. #IBI20 pic.twitter.com/hpKuxUq4nV
— wta (@WTA) September 16, 2020
O primeiro set teve mais de uma hora de duração e foi muito parelho. Nas lentas condições de Roma, Azarenka até conseguia mostrar uma boa movimentação do fundo de quadra, mas estava um pouco descalibrada nos golpes. O que vinha dando certo para ela eram algumas bolas curtas que tentava. As devoluções da bielorrussa também eram mais efetivas que as da norte-americana.
As duas jogadoras vinham com altos e baixos, tanto que o set teve três quebras para cada lado e as duas chegaram a sacar para fechar. Azarenka chegou a liderar o placar por 5/3 e teve um set point no saque da rival quando vencia por 5/4. Venus conseguiu reagir e fez 6/5, além de ter um set point no tiebreak. No fim, dois erros seguidos de Venus definiram a parcial. Azarenka tinha 17 a 11 em winners, e cada uma fez 12 erros.
What.A.Set.
— wta (@WTA) September 16, 2020
A roller coaster 🎢 opener goes the way of @vika7 in a tiebreak! #IBI20 pic.twitter.com/g1yXYwrNba
O segundo set foi dominado por Azarenka, que mostrou um jogo um pouco mais consistente do fundo de quadra e conseguiu três novas quebras, aproveitando-se do fato de Venus continuar errando muito. A bielorrussa chegou a enfrentar alguns games longos no serviço, mas conseguiu definir a partida. No placar dos winners, Azarenka fez 22 a 17. Nos erros, Venus cometeu 24 contra 18 da bielorrussa.
Halep encara Yastremska nas oitavas
Depois da vitória de Simona Halep no início da rodada, foi definida a próxima adversária da romena. A número 2 do mundo encara a ucraniana de 20 anos e 29ª colocada Dayana Yastremska, que venceu um duelo da nova geração contra a norte-americana de 19 anos Amanda Anisimova por 4/6, 7/6 (7-3) e 6/4.
Outra jovem jogadora a avançar foi Elena Rybakina, cazaque de 21 anos e 18ª do ranking. Ela venceu a tcheca Marie Bouzkova por 7/5 e 7/6 (7-3). Rybakina já disputou quatro finais de WTA este ano. Sua adversária nas oitavas virá do jogo entre a croata Petra Martic e a cazaque Yulia Putintseva, que se enfrentaram recentemente nas oitavas do US Open.
What a battle that was!
— wta (@WTA) September 16, 2020
And it's the No. 🔟 seed, Elena Rybakina, who downs Bouzkova 7-5, 7-6. #IBI20 pic.twitter.com/kTOqxnOI8p