Roma (Itália) - Com apenas 18 anos, o italiano Lorenzo Musetti conseguiu uma vitória bastante expressiva em sua carreira profissional. Ele avançou no Masters 1000 de Roma depois de superar Stan Wawrinka, 17º do ranking e dono de três Grand Slam, com parciais de 6/0 e 7/6 (7-2) em apenas 1h23 de partida no Foro Itálico.
Musetti é o atual 249º do ranking e disputa um Masters 1000 pela primeira vez na carreira e apenas o segundo ATP. Ele é o primeiro jogador nascido em 2002 a vencer um jogo de ATP. O anfitrião recebeu convite para o quali em Roma e havia vencido três jogos desde então, contra o espanhol Bernabe Zapata Miralles, o argentino Leonardo Mayer e o italiano Giulio Zeppieri. Assim como Wawrinka, Musetti executa o backhand com apenas uma mão.
+ Tênis italiano apresenta duas jovens promessas
O promissor atleta italiano chegou a liderar o ranking mundial juvenil, com um título do Australian Open em 2019 da categoria e um vice no US Open de 2018, quando perdeu a final para o brasileiro Thiago Wild. Ele também já tem dois títulos profissionais em nível future e 26 vitórias em challengers, nove delas este ano.
A stunner in Rome!
— Tennis TV (@TennisTV) September 15, 2020
🇮🇹Lorenzo Musetti defeats Wawrinka to pick up his 1st tour-level win!#IBI20 pic.twitter.com/uPG3kvULN8
Próximo jogo será contra Nishikori
O próximo jogo de Musetti em Roma será contra outro nome experiente do circuito. Ele desafia o japonês de 30 anos Kei Nishikori, ex-número 4 do mundo e atual 35º do ranking. Vale destacar que Nishikori conseguiu sua primeira vitória na temporada justamente na última segunda-feira. O japonês operou o cotovelo direito em outubro do ano passado e chegou a ficar quase um ano sem jogar.
Wawrinka, por sua vez, não disputou o US Open e retornou ao circuito no fim de agosto disputando dois challengers no saibro de Praga. O suíço ganhou um título e parou nas quartas de final do segundo torneio por problemas físicos. A direção do torneio informou uma lesão muscular na coxa, mas oficialmente na ATP consta lesão no pé esquerdo.
💥🤯
— Tennis TV (@TennisTV) September 15, 2020
Hitting a bigger one-handed backhand than Stan doesn't happen too often...#IBI20 pic.twitter.com/uN9cjwVsDx
Italiano começou o jogo dominando
Não foi possível acompanhar o andamento do primeiro set, por conta de um problema no sinal de transmissão internacional das imagens em quadra. Wawrinka colocou apenas 48% de primeiros serviços em quadra e só conseguiu vencer seis dos 21 pontos jogados com seu próprio saque. Musetti, por sua vez, trabalhou bastante com o primeiro serviço, com 72%, e não enfrentou break points.
Wawrinka sacou melhor no segundo set, já com as imagens restabelecidas. Fez dois aces e elevou o percentual de primeiro saque para 60%. Ainda assim, o italiano abriu 2/0, mas cedeu o empate. Musetti já mostrava bastante consistência do fundo de quadra e conseguia definir muitos pontos com o backhand na paralela, enquanto Wawrinka vinha cometendo muitos erros não-forçados. O tiebreak foi impecável para o jovem italiano, enquanto o suíço tinha dificuldade nas devoluções e foi eliminado da disputa.
First players born in each year to win an ATP match:
— Tennis TV (@TennisTV) September 15, 2020
'90: Rufin
'91: Dimitrov
'92: Harrison
'93: Thiem
'94: Pouille
'95: Kyrgios
'96: Garin
'97: Zverev
'99: Shapovalov
'00: Auger-Aliassime
'01: Sinner
'02: Musetti 👏
'03: Alcaraz pic.twitter.com/ABNeVzvL7Y