Notícias | Dia a dia
Gauff larga bem no saibro italiano, Kerber está fora
15/09/2020 às 14h27

Gauff disputou um jogo de WTA no saibro pela primeira vez na carreira

Foto: Divulgação

Roma (Itália) - Apesar de ter pouquíssima experiência no saibro em nível profissional, Coco Gauff marcou uma boa vitória em sua partida de estreia no WTA Premier 5 de Roma. A promessa norte-americana de 16 anos e já número 53 do mundo venceu a tunisiana Ons Jabeur, 34ª do ranking, por 6/4 e 6/3 em 1h21 de partida.

Foi a segunda vitória de Gauff sobre Jabeur este ano. Em agosto, a norte-americana já havia vencido no piso duro de Lexington. Ela pode enfrentar Garbiñe Muguruza ou Sloane Stephens. Jabeur, por sua vez, vive sua melhor temporada aos 26 anos e chegou às quartas de final do Australian Open.

O jogo desta terça-feira foi o primeiro de Gauff no saibro em chaves principais de WTA. Antes disso, ela só havia atuado profissionalmente no piso em qualificatórios ou nos torneios menores do circuito da ITF. Quando era juvenil, foi campeã de Roland Garros na categoria em 2018.

Gauff mostrou bastante paciência na construção dos pontos e soube lidar bem com as constantes trocas de ritmo da adversária ao longo do primeiro set. Jabeur chegou a liderar o set inicial por 4/2, mas a norte-americana passou a ser firme do fundo de quadra e venceu quatro games seguidos. A tunisiana tinha 8 a 6 em winners e havia feito 15 erros contra 10 de Gauff.

Na parcial seguinte, a tunisiana baixou a intensidade e teve o saque constantemente ameaçado. Gauff conseguiu conseguiu três quebras de serviço. Mesmo sofrendo uma quebra depois de três duplas-faltas no mesmo game, a jovem jogadora esteve sempre à frente no placar. Jabeur liderou a contagem de winners por 14 a 10, mas terminou o jogo com 29 erros não-forçados contra apenas 16 da norte-americana.

Tcheca supera Kerber na estreia
A ex-número 1 do mundo Angelique Kerber não passou da rodada de estreia em Roma. A experiente alemã de 32 anos e atual 22ª do ranking caiu diante da tcheca Katerina Siniakova, 61ª colocada, com parciais de 6/3 e 6/1. Siniakova havia perdido os três duelos anteriores para Kerber. Sua próxima rival virá do duelo russo entre Daria Kasatkina e Vera Zvonareva.

Em outro bom jogo da rodada, a estoniana Anett Kontaveit venceu a francesa Caroline Garcia por 6/3 e 7/6 (7-1). Kontaveit, 21ª do ranking, chegou a sacar duas vezes para o jogo e não faltou empenho a Garcia, que chegou a vencer um ponto, mesmo caída na quadra depois de ter escorregado. Cada jogadora fez 19 winners, mas a francesa cometeu 24 erros, dez a mais que sua adversária. Na próxima fase, Kontaveit enfrenta a russa Svetlana Kuznetsova, que venceu a norte-americana Bernarda Pera por 3/6, 7/6 (7-3) e 6/3.

Também foram definidas as primeiras rivais de Kiki Bertens e Johanna Konta. Cabeça 5 do torneio, Bertens enfrenta a eslovena Polona Hercog, que bateu a compatriota Kaja Juvan por 4/6, 6/4 e 6/1. Já Konta, sétima favorita, estreia contra a romena Irina Begu, que venceu a convidada local de 19 anos Elisabetta Cocciaretto por duplo 6/2.

Comentários
Raquete novo
Suzana Silva