Notícias | Dia a dia
Nishikori vence a 1ª no ano, Cilic e Coric avançam
14/09/2020 às 16h55

Nishikori não vencia desde o US Open do ano passado. Mudança do ranking evitou que ele ficasse zerado

Foto: Divulgação

Roma (Itália) - Depois de voltar às quadras na semana passada e perder na estreia do ATP 250 de Kitzbuhel, Kei Nishikori enfim conseguiu sua primeira vitória na temporada. O japonês avançou no Masters 1000 de Roma depois de superar o canhoto espanhol Albert Ramos, 44º do ranking, por 6/4 e 7/6 (7-3).

Nishikori ficou praticamente um ano sem jogar. Antes desses dois torneios no saibro, sua última competição havia sido o US Open do ano ano passado. Ele sofreu uma grave lesão no cotovelo direito e passou por cirurgia em outubro. O ex-número 4 do mundo tentou voltar a jogar no início deste ano, mas desistiu de quatro torneios. Veio então a pandemia, que paralisou as competições por outros cinco meses.

Japonês escapou de ficar zerado no ranking
Como a ATP modificou o cálculo do ranking, por conta da longa paralisação do circuito, Nishikori acabou escapando de ficar zerado na pontuação. São considerados os melhores resultados em 22 meses, no intervalo entre março de 2019 e dezembro de 2020, e o japonês de 30 anos ocupa atualmente o 35º lugar.

Durante a paralisação do circuito, Nishikori chegou a ser diagnosticado com a Covid-19, que o impediu de disputar o Masters 1000 de Cincinnati em agosto. Ele também preferiu não jogar o US Open, porque não se sentia apto a disputar partidas de cinco sets depois de tanto tempo longe do circuito.

O próximo adversário de Nishikori pode ser o suíço Stan Wawrinka, 17º do ranking, ou o jovem italiano de 18 anos e 249º colocado Lorenzo Musetti. O japonês já jogou onze vezes contra Wawrinka, com quatro vitórias e sete derrotas. Um duelo contra Musetti seria inédito.

Rodada boa para os croatas em Roma
O primeiro dia de jogos em Roma foi bom para dois jogadores croatas. Um deles é o experiente Marin Cilic, jogador de 31 anos e 40º do ranking, que venceu o cazaque Alexander Bublik por 6/7 (4-7), 6/2 e 6/4. Seu próximo adversário é o belga David Goffin, cabeça 6 do torneio e número 11 do mundo. Goffin lidera o histórico de confrontos com Cilic por 4 a 3.

Já Borna Coric eliminou o chileno Cristian Garin, cabeça 14 em Roma e 21º do ranking. O croata de 23 anos e 26º do ranking marcou um duplo 6/4. Seu próximo adversário pode ser o norte-americano Taylor Fritz ou o italiano Stefano Travaglia.

Quem não passou da estreia foi Felix Auger-Aliassime. O jovem canadense de 20 anos e 20º do ranking perdeu para o sérvio Filip Krajinovic, 29º colocado, por 6/4 e 7/5. Krajinovic pode enfrentar o italiano Marco Cecchinato ou o britânico Kyle Edmund.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva