Notícias | Dia a dia
Com nova quadra, Hamburgo promete a volta dos fãs
10/09/2020 às 13h16

Público poderá ver 12 ou mais jogadores do top 20 no saibro alemão

Foto: Witters
Paula Rühling
Especial para TenisBrasil

Hamburgo (Alemanha) - A falta de público em jogos oficiais do circuito mundial de tênis está próxima do fim. O ATP 500 de Hamburgo anunciou na terça-feira que permitirá a presença de até 2.300 espectadores na nova quadra central do torneio. A venda dos ingressos para o evento, que acontece entre 21 e 27 de setembro, começa nesta quinta. Pelo menos cinco dos top 10, entre eles o russo Daniil Medvedev e o grego Stefanos Tsitsipas, já confirmaram a presença.

O número de pessoas permitidas nas arquibancadas supera as expectativas da direção do evento, que ainda na semana passada negociava com o estado a autorização de até 1.000 torcedores. O montante, aprovado pelas secretarias de saúde e do esporte, garante o cumprimento do distanciamento social, já que a quadra central, reformada em 2020, comporta 10 mil lugares.

A decisão de realizar a competição mesmo durante a pandemia e dois meses depois da data oficial, foi uma insistência da direção do torneio, justamente para reinaugurar o estádio Am Rothenbaum, cuja reforma custou 10 milhões de euros (cerca de 62 milhões de reais). “Corremos esse risco, mesmo sem saber espectadores poderiam vir, ou quantos patrocinadores teríamos, além de uma série de outras questões ainda existentes, porque temos novo estádio”, afirmou Sandra Reichel, diretora do ATP 500 de Hamburgo.

As questões que ainda existem dizem respeito à organização em geral para fazer o torneio acontecer, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Sandra Reichel garante que todas as medidas serão tomadas para evitar qualquer contaminação. Os testes, por exemplo, acontecerão na chegada dos jogadores, e a cada quatro dias, em caso de resultado negativo. Os participantes estarão isolados em um hotel próximo ao evento, e o número de pessoas permitidas em cada ambiente do complexo também será controlado.

O melhor elenco desde que se tornou ATP 500

Desde 2008, quando o Hamburgo Open ainda era uma competição de Masters 1000, que o evento não recebia tantos tenistas no Top 20. Para este ano 12 já estão confirmados, entre eles Medvedev, Tsitsipas, Berretini e Monfils. Há a possibilidade de Alexander Zverev, Dominic Thiem e Rafael Nadal ganharem convite, mas isto depende da atuação deles no Masters 1000 de Roma, que começa na próxima semana.

Apesar da grande reviravolta para o torneio, que quase deixou de acontecer, Reichel afirma que sua prioridade não são os atletas que estarão presentes. “Acho que deveríamos estar felizes só por termos este evento acontecendo. Quer dizer, estou feliz que temos cinco dos melhores jogadores da atualidade, mas para mim é muito mais importante que tudo em volta aconteça de forma segura. Acho que o torneio é que é a estrela, e todos aqueles que o ajudam ou o apoiam, os boleiros, juízes, também são as estrelas”.

Comentários
Loja - camisetas
Torneio Teodózio