Notícias | Dia a dia | US Open
Medvedev e Rublev farão duelo russo nas quartas
07/09/2020 às 22h22

Medvedev ainda não perdeu sets em sua campanha até as quartas

Foto: Simon Bruty/USTA

Nova York (EUA) - Dois nomes da nova geração russa vão se enfrentar nas quartas de final do US Open. O número 5 do mundo Daniil Medvedev e o 14º colocado Andrey Rublev venceram seus jogos nesta segunda-feira e duelam por uma vaga na semifinal. Medvedev, de 24 anos, venceu os dois encontros anteriores pela elite do circuito contra Rublev, que está com 22 anos.

Finalista do US Open no ano passado, Medvedev segue em um caminho bastante tranquilo em Nova York e chega sem perder sets às quartas. Terceiro cabeça de chave do torneio, o russo derrotou o norte-americano Frances Tiafoe por 6/4, 6/1 e 6/0 em apenas 1h38 de jogo. Na rápida apresentação, o russo disparou sete aces, liderou nos winners por 25 a 7 e conseguiu oito quebras de serviço.

+ US Open tem mais jovens nas oitavas em 19 anos

É certo que o US Open deste ano irá apresentar um novo campeão de Grand Slam após as eliminações de Andy Murray na segunda rodada, Marin Cilic na terceira e de Novak Djokovic nas oitavas. Medvedev e o austríaco Dominic Thiem são os únicos na chave que já jogaram finais de Slam. Eles podem se encontrar na semi em Nova York.

Medvedev não vai precisar defender os 1.200 pontos conquistados no ano passado. Isso porque a ATP modificou o cálculo do ranking, por conta da longa paralisação do circuito e das restrições que alguns tenistas podem enfrentar. São considerados os 18 melhores resultados no intervalo de 22 meses, entre março de 2019 e dezembro de 2020. Se o russo não fizer uma campanha melhor ou igual neste US Open, a pontuação do ano passado será mantida em seu ranking.

A eliminação de Tiafoe encerra a participação norte-americana na chave masculina de simples. Filho de imigrantes de Serra Leoa, o jovem jogador de 22 anos e 82º do ranking era o único atleta da casa nas oitavas de final. O último título de um norte-americano entre os homens segue sendo de Andy Roddick em 2003. Além disso, Tiafoe ficou a uma vitória de igualar seu melhor resultado de Slam, as quartas do Australian Open de 2019.

Rublev desbanca Berrettini de virada

Já Andrey Rublev repete a boa campanha que fez em 2017, quando também chegou às quartas. O jovem russo de 22 anos começou atrás no placar, mas conseguiu superar o italiano Matteo Berrettini, semifinalista do ano passado. Rublev marcou as parciais de 4/6, 6/3, 6/3 e 6/3 em 2h43 de partida.

A vitória sobre Berrettini, número 8 do mundo, foi a sexta contra top 10 na carreira de Rublev e a primeira na temporada. Ele precisa de mais um triunfo dessa magnitude para chegar à sua primeira semifinal de Grand Slam.

Comentários