Notícias | Dia a dia | US Open
Azarenka arrasa Sabalenka e vence 7ª seguida em NY
03/09/2020 às 23h28

Azarenka devolveu a derrota sofrida para Sabalenka no ano passado

Foto: Brad Penner/USTA

Nova York (EUA) - Um ano depois de protagonizarem um duelo de altíssimo nível ainda pela primeira rodada do US Open, Victoria Azarenka e Aryna Sablenka voltaram a se enfrentar no Louis Armstrong Stadium, desta vez pela segunda fase do torneio. Azarenka, que havia perdido no ano passado, conseguiu sua revanche em grande estilo e venceu por 6/1 e 6/3 em apenas 1h06 de partida.

Esta é a sétima vitória seguida de Azarenka no circuito. Na semana passada, a bielorrussa foi campeã do Premier 5 de Cincinnati. O torneio foi transferido para Nova York como forma de reduzir os deslocamentos dos tenistas e evitar a exposição ao coronavírus. O título foi o primeiro desde que ela se tornou mãe do pequeno Leo, em dezembro de 2016.

Ex-número 1 do mundo, bicampeã do Australian Open, e duas vezes finalista do US Open, Azarenka aparece atualmente no 27º lugar do ranking mundial aos 31 anos. Ela deu um grande salto no ranking com o título recente. Há uma semana, a bielorrussa aparecia na 59ª colocação. A campanha até a terceira rodada já rende 130 pontos no ranking para Azarenka, que tenta se reaproximar do top 20.

A próxima adversária de Azarenka no torneio só será conhecida na próxima sexta-feira. A partida entre a norte-americana Sachia Vickery e a polonesa Iga Swiatek foi suspensa por conta da chuva. Vickery havia acabado de vencer o primeiro set por 7/6 (7-5).

Já Sabalenka amarga mais uma eliminação precoce em um Grand Slam. A jovem de 22 anos e número 11 do mundo jamais passou das oitavas em um torneio deste porte. Seu melhor resultado foi justamente no US Open, há dois anos. Muito pouco para alguém que já foi número 9 do mundo e venceu seis títulos no circuito da WTA.

Azarenka abriu vantagem cedo nos dois sets
O jogo começou com dois games muito longos, em que Azarenka conseguiu uma quebra de serviço e logo depois salvou um break point. Na sequência, Sabalenka fez um game desastroso, com muitos erros e duplas-faltas. Não demorou para que a ex-número 1 do mundo abrisse 4/0 no placar e definisse o set. Azarenka fez cinco winners e cinco erros na parcial, enquanto Sabalenka anotou só três bolas vencedoras e errou 17 vezes.

Azarenka continuou dominando a partida no início do segundo set e abriu 3/0. Ela fazia um jogo muito consistente na construção dos pontos e encontrava respostas sempre que adversária tentava se impor pela potência dos golpes. Sabalenka até conseguiria uma quebra, mas sem buscar o empate, já que voltaria a perder o saque logo na sequência. Restou à ex-número 1 do mundo manter o saque nos últimos games, contando muito com sua solidez de fundo, para fechar o jogo. Azarenka fez até menos winners que a rival, 11 contra 15 de Sabalenka. Mas a jovem de 22 anos cometeu 27 erros contra 9 da compatriota mais experiente.

Comentários