Notícias | Dia a dia
Osaka busca difícil virada e garante lugar na semi
26/08/2020 às 16h17

Das três vitórias de Osaka no torneio, duas foram de virada

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Vinda de uma vitória muito tranquila na rodada anterior, Naomi Osaka superou um bom teste nesta quarta-feira e garantiu seu lugar na semifinal do WTA Premier de Cincinnati. A ex-número 1 do mundo e atual décima colocada superou a estoniana Anett Kontaveit, 20ª do ranking, por 4/6, 6/2 e 7/5 em 1h53 de partida.

Osaka é a única top 10 nas quartas após a eliminação de Serena Williams nas oitavas e da queda de Sofia Kenin e Karolina Pliskova na estreia. O torneio preparatório para o US Open sofreu com os desfalques de outras seis integrantes do grupo entre as dez melhores do mundo.

Esta já é a segunda virada de Osaka no torneio, repetindo o que ela já havia feito contra a tcheca Karolina Muchova na estreia. Já nas oitavas, a japonesa de 22 anos conseguiu uma tranquila vitória diante da ucraniana Dayana Yastremska.

Japonesa conseguiu sua segunda virada na semana
O primeiro set foi dominado pelas sacadoras e foi marcado por games muito rápidos. Kontaveit cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço e aproveitou o único break point que teve. Osaka não conseguia se impor do fundo de quadra e fez apenas três winners, contra sete da rival, e cometeu oito erros, um a mais que a estoniana.

Kontaveit também foi a primeira a quebrar na parcial seguinte e chegou a fazer 2/0, mas Osaka reagiu rapidamente e passou a comandar a partida. Mais à vontade em quadra, a japonesa conseguia fazer muito mais winners e venceu seis games seguidos para empatar a partida. Osaka fez 13 a 3 em winners e terminou a parcial com oito erros contra seis da rival.

O domínio de Osaka continuou no início do terceiro set e a japonesa conseguiu mais uma quebra para abrir 3/0 e, posteriormente, 4/1. Quando estava muito perto da vitória, a ex-número 1 do mundo fez um game muito ruim, errando algumas bolas fáceis em pontos que dominava, e permitiu que Kontaveit devolvesse a quebra.

O oitavo game foi muito longo e Kontaveit salvou um break point com ace. Osaka errou muitas devoluções, perdendo algumas chances de retomar a vantagem. O jogo ganhou em emoção nos games finais e tudo indicativa que um tiebreak seria necessário, mas a japonesa voltou a quebrar e confirmou a vitória. Osaka terminou o jogo com nove aces, 29 winners e 25 erros não-forçados, enquanto Kontaveit anotou 18 bolas vencedoras e errou 19 vezes.

Mertens garante lugar na semifinal em NY
A adversária de Osaka na semifinal será a belga Elise Mertens, 22ª do ranking e cabeça 14 do torneio. A jogadora de 24 anos precisou de apenas 1h04 para marcar as tranquilas parciais de 6/1 e 6/3 contra a norte-americana Jessica Pegula.

Apesar de ventar bastante em quadra no horário da partida, Mertens fez um jogo bastante sólido e consistente do fundo de quadra, tendo amplo controle nos ralis e aplicando constantes lobs nas subidas da rival à rede. A belga terminou o jogo com 15 winners e 14 erros não-forçados, enquanto Pegula cometeu 25 erros e anotou apenas nove bolas vencedoras.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva