Nova York (EUA) - Depois de ter feito três jogos longos pelo WTA de Lexington há duas semanas e de precisar de quase três horas para superar a estreia no Premier de Cincinnati, Serena Williams esteve muito perto de conseguir uma vitória mais tranquila, mas foi eliminada nas oitavas de final. A número 9 do mundo chegou a sacar para o jogo no segundo set, mas foi eliminada pela grega Maria Sakkari por 5/7, 7/6 (7-5) e 6/1 em 2h11 de partida.
Em uma noite com muitos altos e baixos, Serena terminou o jogo com 25 bolas vencedoras e 58 erros não-forçados, enquanto Sakkari fez 27 winners e 43 erros. A grega criou 19 break points e quebrou cinco vezes o saque de Serena.
Excepcionalmente este ano, o torneio de Cincinnati foi transferido para o complexo Billie Jean King em Nova York. A ideia dos organizadores é reduzir os deslocamentos dos tenistas e criar uma 'bolha sanitária' antes do US Open, que começa na próxima segunda-feira. Serena tenta recuperar a confiança em busca do tão sonhado 24º título de Grand Slam.
Serena ficou seis meses sem jogar. A temporada ficou cinco meses suspensa pela pandemia da Covid-19 e a veterana de 38 anos preferiu não participar de exibições nesse período de paralisação do circuito. Antes de retomar a rotina de competições há duas semanas, ela não jogava desde fevereiro, quando disputou a Fed Cup. O ano havia começado com boas notícias para Serena, que foi campeã em Auckland, vencendo seu primeiro título desde que se tornou mãe.
When you get invited to your 12381 zoom call 🙄#CInCyTENNIS pic.twitter.com/4aG9TwpICT
— Western & Southern Open (@CincyTennis) August 26, 2020
Algoz de Serena nesta terça-feira, Sakkari está com 25 anos e marcou sua nona vitória contra top 10. A grega ocupa o 21º lugar do ranking, uma posição abaixo da melhor marca da carreira. Ela tem apenas um título de WTA, obtido no saibro de Rabat, no ano passado, e foi finalista em San Jose em 2018. Ela é filha da ex-jogadora profissional Angeliki Kanellopoulou, que chegou ao 43º lugar do ranking. Sua próxima adversária é a britânica Johanna Konta, número 15 do mundo.
Serena teve altos e baixos e contestou marcação da árbitra
O início de partida foi bom para Serena Williams, que conseguia comandar os pontos do fundo de quadra graças a seu ótimo desempenho no saque e da potência de seus golpes. A norte-americana chegou a liderar o set inicial por 4/1 e teve mais um break point para ampliar a diferença, mas não aproveitou.
Sacando para o set, quando vencia por 5/3, Serena teve o serviço quebrado. Antes do break point, o único que enfrentou na parcial, ela foi advertida pela árbitra francesa Aurélie Tourte por ter estourado o tempo antes de sacar. Após o game, argumentou que só demorou porque tinha ido até a toalha no ponto anterior e que costuma repor rapidamente a bola em jogo. A árbitra disse entender a colocação de Serena, mas que não poderia dar um chamado 'soft-warning' (quando o jogador é avisado uma vez, antes de ser formalmente advertido) naquela situação.
The opening set goes to @serenawilliams, 7-5.#CInCyTENNIS pic.twitter.com/272GbFawaG
— wta (@WTA) August 26, 2020
De volta ao jogo, a norte-americana fez dois bons games e se aproveitou de uma momentânea queda de intensidade de Sakkari para voltar a quebrar e fechar o primeiro set. Serena tinha 7 a 4 em winners e já estava com 15 erros contra 18 da rival.
Sakkari conseguiu uma quebra de serviço logo na abertura do segundo set e chegou a liderar por 3/1, quando Serena voltou a jogar bem do fundo de quadra e conseguiu vencer quatro games seguidos para fazer 5/3. Mas a norte-americana oscilou de novo e foi quebrada quando sacava para o jogo.
We are not done yet! 😀@mariasakkari takes the second set, 7-6(5).#CInCyTENNIS pic.twitter.com/64FqXz93FO
— wta (@WTA) August 26, 2020
No tiebreak, a norte-americana chegou a liderar por 4-1, mas cometeu erros que permitiram o empate. Sakkari, então, encaixou bons saques e disparou mais dois winners para vencer o set. A parcial teve estatísticas equilibradas, com 13 a 12 em winners para a grega.
Com evidentes sinais de desgaste e falta de confiança, Serena tentou encurtar ao máximo os pontos no terceiro set e cometia cada vez mais erros não-forçados. Não faltou luta à norte-americana, que salvou oito break points em seu primeiro game de serviço, antes que Sakkari conseguisse a quebra. A grega ainda ampliaria a vantagem dois games mais tarde e chegou a liderar por 5/0. A ex-líder do ranking chegou a salvar sete match points no fim do jogo e confirmar o game de serviço, mas não evitou a eliminação precoce.
Lovely lob by @mariasakkari 🤩#CInCyTENNIS pic.twitter.com/U7MUrTHRiX
— wta (@WTA) August 26, 2020