Nova York (EUA) - Assim como já havia acontecido nos três jogos que fez em Lexington, há duas semanas, Serena Williams voltou a encarar uma partida longa em sua estreia no Premier de Cincinnati. Terceira cabeça de chave do torneio e número 9 do mundo, Serena precisou de 2h48 para vencer a holandesa vinda do quali Arantxa Rus, 72ª colocada, por 7/6 (8-6), 3/6 e 7/6 (7-0).
Serena, de 38 anos, disputa seu segundo torneio desde a retomada do circuito. Antes disso, ela só havia atuado em três competições no ano e estava sem jogar desde fevereiro. Ela já ganhou um título em 2020, ainda em janeiro, no WTA de Auckland. Aquela foi sua primeira conquista desde o nascimento da filha, Alexis Olympia.
.@serenawilliams battles her way into the round of 16!
Defeats Rus 7-6(7), 3-6, 7-6(0).#CInCyTENNIS pic.twitter.com/oRrKAvDwxJ— wta (@WTA) August 24, 2020
Excepcionalmente este ano, o Premier de Cincinnati foi transferido para Nova York. A medida visa reduzir os deslocamentos dos tenistas e minimizar o risco de transmissão do coronavírus antes do US Open. O Grand Slam nova-iorquino começa na próxima segunda-feira. Serena está em busca do 24º título de Slam.
+ Serena diz que ausências não diminuem a campeã
+ Nove das 10 atletas mais bem pagas são tenistas
A próxima adversária de Serena no torneio virá será a grega Maria Sakkari, que venceu a cazaque Yulia Putintseva por 6/4 e 7/6 (11-9). A norte-americana ainda não enfrentou Sakkari, atual 21ª do ranking aos 25 anos.
Just under an hour on the ⏱ and @serenawilliams takes it 7-6(6) 👏#CInCyTENNIS pic.twitter.com/h8pJUkcmUV
— wta (@WTA) August 24, 2020
O primeiro set da partida foi muito longo e sem quebras de serviço. Serena teve um break point ainda no começo, mas não o aproveitou. No tiebreak, Rus começou melhor e chegou a liderar por 4-2, mas fez uma dupla-falta que permitiu à norte-americana igualar a disputa. A holandesa ainda teve um set point, quando vencia por 6-5, mas Serena encaixou um ótimo saque. Já em sua primeira oportunidade, a ex-número 1 conseguiu fechar o set.
O equilíbrio da parcial era evidente pelo placar e pela duração de 59 minutos. Serena, apesar de ter disparado oito aces e de não ter enfrentado break points, perdia a chance de facilitar o jogo com seu grande número de erros, foram 21 no total, contra 14 de Rus. A norte-americana liderava nos winners por 13 e 6.
We're going to a decider!@Arantxarus takes the second set, 6-3#CInCyTENNIS pic.twitter.com/4ckjCW9Kr0
— wta (@WTA) August 24, 2020
Apesar de ter conseguido uma quebra no início do segundo set, Serena não sacou tão bem. Ela colocou apenas 55% de primeiros serviços em quadra e só venceu quatro dos dez pontos jogados com seu segundo saque. Rus aproveitou a chance e conseguiu duas quebras para virar o set e empatar a partida. A holandesa fez seis winners contra dez de Serena na parcial, estatística igual à de erros não-forçados no set.
Serena iniciou o terceiro set salvando três break points, mas conseguiu confirmar o serviço. Pouco depois, contou com duas duplas-faltas da rival para conseguir a quebra e liderar por 3/0. A norte-americana ainda poderia ampliar a diferença, criando novas chances de quebra quando vencia por 4/1, mas Rus conseguiu manter o game de saque.
A ex-número 1 vinha sofrendo para confirmar seus games de serviço no fim da partida. Sacando para o jogo, quando já vencia por 5/3, Serena teve o serviço quebrado. O jogo ganhou em dramaticidade nos momentos decisivos. A norte-americana ficou a dois pontos de fechar a partida no saque da adversária, mas não aproveitou. Na sequência, Rus conseguiu uma nova quebra e fez 6/5, sacando para o jogo. Serena buscou a igualdade, na terceira chance que teve, e fez um tiebreak perfeito para vencer o jogo.
Serena Wililams was two points away from the loss twice, but came up with two big points to stay in the final game, break to force the tiebreak, and race away 76 36 76 over Arantxa Rus.
— WTA Insider (@WTA_insider) August 24, 2020
Faces Maria Sakkari. #CincyTennis pic.twitter.com/B4Tf72j2mW