Notícias | Dia a dia
Circuito da ITF volta e define protocolo de segurança
17/08/2020 às 15h18

A francesa de 17 anos Diane Parry é uma das jogadoras em atividade nesta semana no circuito da ITF

Foto: Arquivo

Vogau (Áustria) - O circuito de competições profissionais da ITF foi retomado nesta segunda-feira com dois torneios. Um evento masculino de US$ 25 mil começou em Vogau, na Áustria, enquanto as mulheres jogam uma competição de US$ 15 mil em Oeiras, Portugal. Algumas jovens promessas como o dinamarquês Holger Rune, a francesa Diane Parry e a dinamarquesa Clara Tauson estão em quadra.

Com a retomada das competições, a Federação Internacional de Tênis estabeleceu um protocolo de segurança para os torneios, como forma de reduzir o risco de contaminação pela Covid-19. As medidas agora em vigor nos torneios ITF incluem:

- Antes de entrar no local do torneio, todos os indivíduos passarão por medições de temperatura e precisam preencher uma autodeclaração diária de que estão livres de sintomas da Covid-19 e que não tiveram nenhum contato de alto risco nos últimos 14 dias;

- Apenas uma pessoa de suporte por jogador será permitida no local, exceto para jogadores que precisarem de assistência física essencial durante as competições, caso em que essas pessoas essenciais adicionais são permitidas. Nenhum pessoal de apoio ao jogador será permitido nos vestiários;

- Os espectadores só serão autorizados a entrar quando previamente aprovados pela ITF e, mesmo quando for permitido, devem estar isolados dos participantes o máximo possível;

- Profissionais de imprensa são permitidos nos locais (incluindo jornalistas, operadores de câmera de TV, e operadores de placar ao vivo para internet), mas devem cumprir os requisitos de distanciamento social.

- O número de árbitros em quadra em quadra deve ser o mínimo necessário para fornecer o nível apropriado de arbitragem;

- Os protocolos de gerenciamento de casos e notificação serão implementados se um participante não atender aos requisitos da triagem, ou se algum participante tiver resultado positivo para Covid-19 ou relatar sintomas de Covid-19 em até 14 dias a partir da data em que deixou o local do torneio.

Todos os participantes dos torneios são obrigados a aceitar aos protocolos e qualquer violação será tratada da mesma forma que qualquer outra ofensa ao código de conduta do circuito, que foi atualizado para atender aos novos requisitos. Isso inclui a capacidade do supervisor do torneio de expulsar qualquer participante.

Os jogadores e organizadores torneios podem acessar os regulamentos atualizados para cada circuito da ITF (incluindo os de juvenis, sêniors, cadeirantes e beach tennis) no site da Federação Internacional. A entidade detalhou como será feito o cálculo do ranking em cada um desses circuitos.

Comentários
Loja - camisetas
Torneio Teodózio