Notícias | Dia a dia
Halep é campeã em Praga e conquista 21º título
16/08/2020 às 10h21

Romena ainda não se decidiu se irá disputar o US Open

Foto: Jimmie48/WTA

Praga (República Tcheca) - A galeria de títulos de Simona Halep ganhou mais um troféu neste domingo. A romena conquistou o WTA de Praga, em quadras de saibro, e venceu o 21º torneio de sua carreira profissional. Número 2 do mundo, Halep venceu a final contra a belga Elise Mertens, 23ª do ranking, por 6/2 e 7/5 em 1h33.

Este foi o primeiro torneio que Halep disputou nessa retomada do circuito, após cinco meses de paralisação da temporada pela pandemia da Covid-19. A romena está invicta há nove jogos, já que ela também foi campeã em seu último torneio antes da parada, que foi o Premier de Dubai em fevereiro. A experiente jogadora de 28 anos tem 15 vitórias e duas derrotas na temporada e disputou neste domingo a 38ª final da carreira.

O título em Praga rende 280 pontos no ranking mundial e uma premiação de US$ 25 mil para Halep, que já acumula mais de US$ 36 milhões em prêmios na carreira. Resta saber ainda se a campeã de dois Grand Slam disputará ou não o US Open, que começa em 31 de agosto. Por ora, ela ainda segue na lista de inscritas para o Slam nova-iorquino. Ela deve fazer o anúncio na segunda-feira.

O torneio na capital tcheca recebeu um pequeno número de torcedores no estádio durante a semana, mas respeitando um distanciamento entre os assentos. O uso de máscaras foi obrigatório para espectadores e equipe operacional do evento. Durante a paralisação das competições oficiais, a cidade foi palco de um circuito nacional, que testou protocolos de segurança e cenários com torcida. Nas próximas semanas, Praga recebe challengers da ATP; um tenista foi diagnosticado com coronavírus e retirado do torneio.

Superada por Halep na final em Praga, Mertens segue com cinco títulos no circuito. A belga de 24 anos permanece com cinco títulos de WTA, com destaque para o Premier de Doha do ano passado. Ao alcançar a 15ª final de sua carreira, Mertens recebe 180 pontos no ranking e ganha uma posição. Seu recorde pessoal foi o 12º lugar, alcançado em 2018, ano que ela foi semifinalista do Australian Open.

Halep chegou a vencer sete games seguidos
Ainda que Mertens tenha sido a primeira a conseguir uma quebra de serviço, Halep estabeleceu rapidamente o controle das ações no set inicial. A romena vinha muito firme do fundo de quadra e paciente na construção dos pontos para fazer seis games seguidos e vencer a parcial em 38 minutos. Halep terminou o set liderando a contagem de winners por 9 a 7.

O segundo set foi um pouco mais equilibrado, com Mertens tentando pegar um pouco mais cedo na bola e ser mais agressiva. Houve uma troca de quebras nos primeiros games, mas Halep voltaria a quebrar para abrir 4/2. Mertens devolveu a quebra no oitavo game e ficou perto de fechar o set, mas a romena recuperou a vantagem e foi consistente para vencer os três últimos games da partida. Halep fez 21 a 20 em winners e terminou o jogo com 17 erros contra 32 da rival.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva