Notícias | Dia a dia
Djokovic, Nadal e Thiem estão garantidos no Finals
14/08/2020 às 14h04

Pentacampeão do Finals, Djokovic tenta igualar o recorde de títulos de Roger Federer

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Com a confirmação de que o ATP Finals será disputado este ano, os três primeiros classificados para a chave de simples foram definidos. Novak Djokovic, Rafael Nadal e Dominic Thiem estão garantidos no torneio que acontece entre os dias 15 e 22 de novembro em Londres. A princípio, os jogos serão sem torcida, conforme a recente nota da ATP.

As classificações antecipadas de Djokovic, Nadal e Thiem também têm a ver com a mudança temporária no sistema de pontuação. Este ano, o ranking vai levar em consideração os 18 melhores resultados de 22 meses, entre março de 2019 e dezembro de 2020, e isso também vale na disputa por vagas no ATP Finals. Os jogadores já estão garantidos até os oito melhores até o fim deste ano.

+ ATP autoriza Finals sem torcida e devolve ingressos
+ ATP completa calendário com torneios até o Finals

Líder do ranking mundial, Djokovic estava invicto antes que a temporada fosse suspensa devido à pandemia da Covid-19. O sérvio conseguiu 18 vitórias seguidas, com evidente destaque para o oitavo título no Australian Open. O número 1 do mundo se classificou para o Finals em 13 ocasiões e foi campeão cinco vezes (2008, 12, 13, 14, 15). Ele tenta igualar o recorde de seis títulos de Roger Federer.

Nadal foi finalista em Londres nos anos 2010 e 2013, se classificou para o torneio pelo 16º ano consecutivo, e ainda luta por um título inédito. O espanhol venceu 13 dos 16 jogos que fez na temporada, com direito a um título em Acapulco.

+ Primeiros colocados não precisarão defender pontos
+ ATP mudará cálculo do ranking no restante do ano

Já Thiem fará sua quinta aparição consecutiva no Finals. Ele conseguiu seu melhor resultado no evento no ano passado, quando foi vice-campeão. O austríaco venceu nove das 13 partidas que disputou em 2020, com destaque para sua campanha até a final do Australian Open em janeiro.

Os campeões de duplas em Melbourne, o norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury, são os primeiros classificados na modalidade. Será a segunda participação da parceria no Finals.

Comentários
Raquete novo
Suzana Silva