Lexington (EUA) - O 31º duelo na rivalidade entre as irmãs Venus e Serena Williams foi à altura das conquistas dessas duas grandes estrelas do tênis mundial. Apesar de ser disputado sem público e de as jogadoras sentirem a falta de ritmo após cinco meses de paralisação do circuito pela pandemia da Covid-19, as irmãs Williams fizeram um jogo de 2h19 e terminou com vitória de Serena por 3/6, 6/3 e 6/4 para chegar às quartas de final do WTA de Lexington.
Apesar da vantagem para Serena no retrospecto, agora com 19 vitórias e 12 derrotas, as viradas são bastante raras nos encontros entre as irmãs Williams. É apenas a terceira vez que ela reverte o placar contra Venus, repetindo o que havia feito na final de Wimbledon em 2003 e no WTA Finals de 2008.
A hard-fought battle. Nothing short of spectacular! 🤩@serenawilliams defeats Venus Williams 3-6, 6-3, 6-4.#TSOpen pic.twitter.com/2bPg6tNKFe
— wta (@WTA) August 13, 2020
Principal cabeça de chave em Lexington e número 9 do mundo, Serena fez valer seu melhor momento no circuito. No início deste ano, a veterana de 38 anos ganhou um título em Auckland, em sua primeira conquista desde o nascimento da filha, Alexis Olympia, há três anos. Já Venus, que completou 40 anos em junho, ocupa o 67º lugar do ranking e só havia vencido seu primeiro jogo na temporada há dois dias.
A próxima rival de Serena será a vencedora da partida entre a norte-americana Shelby Rogers, 116ª colocada, e a promissora canadense de 17 anos e 120ª do ranking Leylah Fernandez. Não há venda de ingressos para o torneio em Lexington, disputado sem a presença de público. Como Serena já é mãe, o marido e a filha podem assistir os jogos de perto.
This one's doing whatever it takes, no matter how hot it is, to catch a glimpse of today's backyard contest between @serenawilliams and @Venuseswilliams.
— TENNIS (@Tennis) August 13, 2020
Serena has taken control of Set 2 with a 5-2 lead.#TSOpenLex Live Blog: https://t.co/o4MV7950yv pic.twitter.com/9jF0Cvwbw5
Apenas cinco viradas em 31 duelos
Serena começou melhor na partida, contando com algumas duplas-faltas da irmã para conseguir uma quebra logo de cara e ainda ter um 15-40 no terceiro game. Venus conseguiu manter o serviço e reagiu no jogo. A mais velha das Williams vinha aos poucos encaixando melhor o saque, além de se aproveitar das oscilações de sua adversária nas trocas de fundo, para conseguir duas quebras e vencer cinco games seguidos.
Ainda que Serena tenha voltado a confirmar o serviço já na reta final do set, Venus manteve a vantagem e fechou a parcial em 41 minutos. A vantagem momentânea no placar era uma notícia animadora para Venus. Isso porque, dos 30 embates anteriores entre as irmãs Williams, a vencedora do primeiro set levou a melhor em 26 encontros.
Venus wins 6 of the last 7 games to take the first set 63 over Serena.
— WTA Insider (@WTA_insider) August 13, 2020
The winner of the first set has had good success in this rivalry.
Live Blog: https://t.co/GV512ZZP6Q#TSOpen pic.twitter.com/jn2OTdFtz5
O segundo set foi muito mais consistente para Serena, que sequer enfrentou break points. Além disso, a caçula das Williams vinha dominando as ações do fundo de quadra e colocando a irmã sob constante pressão. A quebra aconteceu no quinto break point de Serena no set e foi suficiente para que ela vencesse a parcial e empatasse a partida. Como fazia muito calor, a árbitra da partida autorizou um intervalo de dez minutos antes do terceiro set.
Uma quebra no início da parcial decisiva indicava que Serena assumiria o controle definitivo das ações, mas Venus novamente mostrou seu poder de reação. A veterana de 40 anos conseguiu duas quebras seguidas, chegando a liderar por 4/2. No entanto, Venus vinha muito instável nos games de serviço e seu segundo saque era vulnerável. Além disso, Serena vinha levando vantagem na maioria das trocas de fundo e recuperou a vantagem no placar, vencendo os últimos quatro games para consolidar a vitória.
Sensational backhand to break 💪💪@serenawilliams #TSOpen pic.twitter.com/JiJic6SQzR
— wta (@WTA) August 13, 2020