Notícias | Dia a dia
Ranking é atualizado e Bia fica com apenas 2 pontos
10/08/2020 às 13h57

Bia só pode considerar os pontos do quali de Roland Garros do ano passado e foi para o último lugar

Foto: João Pires/Fotojump

Miami (EUA) - Uma semana depois de o circuito da WTA ter sido retomado em Palermo, o ranking foi atualizado nesta segunda-feira. É a primeira mudança desde 16 de março. Além de computar os resultados da última semana, a entidade também atualizou dados relacionados a punições, caso da brasileira Beatriz Haddad Maia, que perdeu quase todos os pontos.

Bia ficou com apenas dois pontos no ranking da WTA, referentes à sua participação no quali de Roland Garros do ano passado. A paulistana de 24 anos ficou dez meses suspensa por doping, entre julho do ano passado e o dia 22 de maio deste ano. Com isso, ela caiu do 286º lugar do ranking até o 1.339º lugar, ficando na última posição.

+ Brasileiras buscam espaço nos bastidores do circuito
+ Podcast: Um ano sem jogar, mas Bia segue motivada
+ Após cumprir suspensão, Bia é autorizada a voltar

Por conta da suspensão, Bia perdeu os pontos obtidos desde o exame positivo para duas substâncias proibidas, no WTA 125k de Bol, em junho do ano passado. Isso incluía as quartas de final do ITF de Ilkley e a segunda rodada de Wimbledon de 2019.

Recentemente, a WTA modificou o sistema do cálculo do ranking, considerando resultados de 22 meses, entre março de 2019 e dezembro de 2020, mas Bia também perdeu muitos pontos desse período por estar suspensa até maio. Dessa forma, ela não pode manter pontos obtidos no ano passado em Miami, Monterrey, Bogotá, Praga e no ITF de Cagnes-Sur-Mer.

Gabriela Cé é a número 1 do Brasil
A número 1 do Brasil segue sendo a gaúcha Gabriela Cé, 232ª do ranking. Atrás dela aparece a pernambucana Teliana Pereira, 371ª colocada. Thaísa Pedretti é a terceira melhor brasileira no ranking, ocupando o 384º lugar. Já Carolina Melieni Alves ocupa a 401ª posição.

Outras oito brasileiras aparecem no ranking de simples, Laura Pigossi (413ª), Paula Gonçalves (453ª), Nathaly Kurata (505ª), Ingrid Martins (537ª), Eduarda Piai (653ª), Rebeca Pereira (1.026ª) e Karolayne da Rosa (715ª).

Stefani segue no top 50 de duplas
Brasileira mais bem colocada no ranking de duplas da WTA, Luisa Stefani ocupa o 45º lugar. Ela volta ao circuito nesta semana em Lexington, ao lado da parceira norte-america Hayley Carter. A segunda melhor brasileira é Laura Pigossi, 141ª colocada, seguida por Carol Meligeni (221ª), Gabriela Cé (223ª) e Paula Gonçalves (229ª).

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva