Notícias | Dia a dia
Thiem é agora a principal ameaça ao nº 1 de Djokovic
06/08/2020 às 08h00
Felipe Priante

Embora seja o perseguidor mais próximo do sérvio Novak Djokovic na briga pela liderança do ranking, o espanhol Rafael Nadal deixou de ser a principal ameaça ao atual número 1 do mundo depois de anunciar sua desistência do US Open e do Masters 1000 de Cincinnati, este último o único torneio em que poderia somar depois do cancelamento do Masters 1000 de Madri.

O austríaco Dominic Thiem é agora o principal candidato a tentar destronar ‘Nole’ da ponta da ATP e talvez já fosse o mais cotado mesmo antes de Nadal resolver não disputar os torneios de piso duro nos Estados Unidos. Isso porque, apesar de estar bem mais atrás do canhoto de Mallorca, que leva apenas 370 pontos de desvantagem para o sérvio, ele tem a chance de somar muito.

Assim como Rafa, o austríaco não jogou Cincinnati em 2019 e também teve campanhas pífias no US Open e em Roma, caindo na estreia em ambos. O que mais pesa é a final em Paris, mas ainda assim o número 3 tem chance de somar até 4.780 pontos nestes eventos, contra 2.460 do sérvio, que fez oitavas no US Open, semi em Cincinnati e Paris e final em Roma. A diferença atual entre eles é de 3.175.

Quinto colocado, atrás do suíço Roger Federer, que não joga mais em 2020, o russo Daniil Medvedev teve ótimo desempenho no fim da temporada passada e por isso não entra na disputa da ponta. Contudo, o mesmo não vale para o grego Stefanos Tsitsipas, sexto do mundo, que pode somar até 5.540 pontos nesta sequência de eventos e assim se credencia a sonhar com a liderança da ATP.

O jovem grego pode somar muito porque não passou da estreia tanto em Cincinnati como no US Open do ano passado, parou nas oitavas em Paris e foi bem apenas em Roma, alcançando as semifinais.

É importante lembrar que a ATP mudou o formato do cálculo do ranking em função da pandemia e até o final de 2020 irá considerar os 18 melhores resultados de cada tenista desde março de 2019. Isso, na prática, garante todos os pontos conquistados sem defesa de resultados. A movimentação do ranking portanto será apenas com somatória de campanhas superiores à desse período.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva