Notícias | Dia a dia
Thiem vence 25º jogo e o quarto título na pandemia
19/07/2020 às 12h20

Thiem venceu as duas etapas do breve circuito alemão em Berlim

Foto: Divulgação

Berlim (Alemanha) - Nem mesmo a pandemia da Covid-19 e a paralisação do circuito profissional por mais de quatro meses foram suficientes para que Dominic Thiem mudasse sua rotina. Acostumado a fazer um calendário bastante cheio e com poucas semanas de descanso, o austríaco aplicou essa lógica até mesmo para as exibições que estão acontecendo pela Europa e conquistou seu quarto título em competições amistosas. O número 3 venceu mais uma etapa da série de exibições de Berlim depois de superar o italiano de 18 anos Jannik Sinner, 73º do ranking, por 6/4 e 6/2.

Thiem já havia vencido a primeira etapa em Berlim no início dessa semana, com duas vitórias na quadra de grama do Estádio Steffi Graf. Já neste fim de semana, os jogos aconteceram em uma quadra de piso duro, instalada no hangar do antigo aeroporto Tempelhof. O austríaco se aproveitou do fato de alguns países europeus flexibilizarem as regras de isolamento e disputou seis torneios e 28 jogos, obtendo 25 vitórias, e atuou em todos os pisos.

No saibro, Thiem venceu a etapa sérvia do Adria Tour em Belgrado e foi campeão do circuito nacional austríaco. Ele também promoveu uma série de exibições em Kitzbuhel, onde foi vice-campeão, superado pelo russo Andrey Rublev. No piso duro, venceu três dos quatro jogos que disputou pelo Ultimate Tennis Showdown, circuito promovido por Patrick Mouratoglou na França, além do título deste domingo em Berlim. Também na capital alemã, havia vencido um torneio na grama na última quarta-feira.

Com tantas viagens internacionais em curto espaço de tempo, Thiem realizou uma bateria de exames para Covid-19 nos torneios que disputou. Ele afirma que todos os testes deram negativo.

Superado por Thiem neste domingo, Sinner é um dos grandes nomes da nova geração do circuito. O jovem italiano de 18 anos tem 14 vitórias em nível ATP e três títulos de challenger. Ele é o atual campeão do Next Gen ATP Finals, em Milão. Nesta semana em Berlim, derrotou dois nomes do top 20, Karen Khachanov e Roberto Bautista Agut.

Estava prevista ainda uma disputa de terceiro lugar entre o veterano alemão de 42 anos Tommy Haas e o espanhol Roberto Bautista Agut. Mas Haas acabou desistindo da partida e deu lugar ao também anfitrião Mischa Zverev. O atleta da casa superou Bautista Agut por 6/4 e 6/3.

Etapa permite 300 pessoas na arena
O breve circuito da Alemanha também dá oportunidade para alguns fãs assistirem os jogos de perto, desde que respeitem o distanciamento social e utilizem máscaras de proteção. A primeira etapa permitia 500 pessoas no estádio, já a segunda etapa é limitada a 300 pessoas somando o público e a equipe operacional do evento.

Números da última sexta-feira mostram que 136 torcedores compraram ingressos, mas a arena acabou recebendo 298 pessoas, ao incluir também jogadores, profissionais de imprensa, segurança e prestadores de serviço.

Comentários
Raquete novo
Suzana Silva