Notícias | Dia a dia
Há 25 anos Meligeni conquistava seu primeiro ATP
16/07/2020 às 14h50

Conquista em Bastad foi a primeira das três de Meligeni na elite do circuito

Foto: Fotojump

Bastad (Suécia) - O dia 16 de julho é especial na carreira de Fernando Meligeni. Há 25 anos ele vencia um torneio da ATP pela primeira vez. Meligeni tinha 24 anos quando foi campeão em Bastad, na Suécia, superando o norueguês Christian Ruud na final por duplo 6/4. Aquela foi apenas sua segunda final de ATP, já que o brasileiro havia ficado com vice na Cidade do México em março daquele ano.

Meligeni venceu cinco jogos no torneio sueco disputado em quadras de saibro. Ele venceu na estreia o austríaco Gilbert Schaller por 1/6, 6/3 e 6/4. Na sequência, superou o espanhol Oscar Martínez por 7/5 e 6/1. O adversário nas quartas foi Magnus Norman, então com 19 anos e vindo do quali, e o brasileiro venceu por 6/4 e 6/3. Já na semi, vitória por 4/6, 6/0 e 6/2 sobre o espanhol Carlos Costa.

+ Meligeni destaca 5 maiores vitórias de sua carreira
+ Vitória de Meligeni sobre Sampras completa 21 anos

Então número 78 do mundo, Meligeni conseguiu 177 pontos no ranking e US$ 43 mil em premiação com a conquista. Com isso, alcançaria a 54ª colocação, a melhor de sua carreira até aquele momento.

O brasileiro ainda venceria mais dois torneios da ATP no saibro. Um deles em Pinehurst, nos Estados Unidos, em 1996, quando bateu nomes como Patrick Rafter e Mats Wilander. Já o último título aconteceu em Praga, na República Tcheca, em 1998.

Em sua carreira profissional, Fernando Meligeni conseguiu 202 vitórias na ATP e sofreu 217 derrotas. Além dos três títulos pela elite do circuito, ele também disputou outras três finais. O canhoto também venceu sete torneios de nível challenger. O melhor ranking de sua carreira foi o 25º lugar, alcançado em 1999, ano em que conseguiu seu principal resultado em Grand Slam, ao atingir a semifinal de Roland Garros. A carreira de Meligeni chegou ao fim em 2003, com a medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de Santo Domingo.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva