Notícias | Outros
Cadeirantes retornam aos treinos em Itajaí
15/07/2020 às 12h27

Ymanitu Silva e Daniel Rodrigues em treinamento.

Foto: Divulgação

Itajaí (SC) – Alguns dos principais atletas do Brasil no tênis em cadeira de rodas estão retornando às atividades. Com o calendário de competições ainda paralisado por causa da pandemia provocada pelo coronavírus, eles voltam aos treinamentos apoiados pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). No Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), Daniel Rodrigues, Gustavo Carneiro e Ymanitu Silva passam a treinar no centro de treinamentos que a CBT mantém em parceria com o clube e com a ADK Tennis. A iniciativa tem o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Os treinos, que começaram nesta semana, estão previstos até 7 de agosto. Neste período, os três atletas poderão recuperar o condicionamento físico, aprimorar a parte técnica do jogo e manter o foco na preparação para ir em busca das vagas nos Jogos Paralímpicos, adiados para 2021. Todos os treinamentos acontecem seguindo as recomendações dos protocolos de retorno à prática do tênis da CBT, seguindo as orientações de higiene e segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Viabilizar o treinamento de alguns dos principais tenistas em cadeira de rodas, juntamente com muitos dos principais tenistas do Brasil no mesmo local, é uma realidade que a CBT não mediu esforços para que ocorresse. Seguindo à risca as medidas de segurança e os devidos protocolos, entendemos que é uma forma de mantê-los ativos e treinando em altíssimo nível", destaca Rafael Westrupp, presidente da CBT.

"Essa iniciativa mostra o empenho total da CBT, com o apoio do CPB, de desenvolver o esporte em todas as áreas. Isso faz com que os atletas do tênis em cadeiras de rodas se sintam valorizados e retornem às atividades no tênis, ficando preparados para quando o circuito retornar", completa Jesus Tajra, vice-presidente da CBT e presidente do Conselho Administrativo do CPB. Os atletas agradecem a oportunidade.

A CBT convidou para os treinamentos os principais atletas da seleção brasileira em todas as categorias do tênis em cadeira de rodas (open masculino, open feminino e quad) e Daniel Rodrigues, Gustavo Carneiro e Ymanitu Silva foram aqueles que manifestaram interesse em participar. O local das atividades, a ADK Tennis, é uma das únicas academias no país que apresenta técnicos de níveis 2 e 3 da ITF. Por lá também treinam alguns atletas do tênis profissional, como Thiago Monteiro, João Menezes, Felipe Meligeni, Orlando Luz, Beatriz Haddad Maia, Carolina Meligeni, Ingrid Martins, entre outros.

"Será um momento importante para fazer os ajustes necessários e também por essa união, em que um acaba ajudando o outro na motivação. Além disso, poder contar com todo o conhecimento e experiência dos profissionais da ADK e do Itamirim é excepcional", afirma Ymanitu.

"Existem três pontos muito importantes: a questão emocional por voltar e desempenhar nossa profissão; o fato de treinar com algum objetivo e a disponibilização de quadras e musculação, que têm uma importância muito grande para a prevenção de lesões e para o desempenho. Estou muito satisfeito e agradeço a CBT por essa oportunidade", frisa Gustavo Carneiro.

"É um momento muito bom. Desde março, não pegava na raquete, mas vou voltar a treinar agora. Acredito que todos vamos ganhar muito com isso, usando a estrutura do clube, fazendo treinamentos com aquilo que precisamos dentro de quadra", complementa Daniel Rodrigues.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva